Etapa faz parte do processo de concessão da cobrança do sistema

Criciúma

Na tarde de ontem (21), a empresa Gerestar Operação de Estacionamento Rotativo, que apresentou a melhor proposta financeira, realizou a prova conceito do sistema que deverá ser implantado no município. A etapa consiste na realização de destes do parquímetro e do aplicativo da plataforma de cobrança para comprovação de que o equipamento atende todas as funções determinadas no edital.

Durante a apresentação, os representantes da Gerestar demonstraram passo a passo como funciona o sistema. Durante a compra, o motorista precisará digitar o número da vaga, a placa do veículo e o tempo que pretende utilizar o espaço. “O usuário terá uma conta digital, onde poderá fazer o pagamento por um aplicativo ou site da empresa fazendo uso de cartão de crédito ou débito. Outra opção será utilizando do parquímetro, onde o usuário poderá fazer o pagamento com moeda, pix ou com um cartão pré-pago que estará disponível para venda”, explico o sócio-diretor da Gerestar Operação de Estacionamento Rotativo, Daniel Gomes Vieira.

Após a empresa realizar a prova conceito, o equipamento continuará por cinco dias na sede da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT). “A empresa é obrigada é deixar aqui para nós durante cinco dias para que a comissão faça a avaliação se realmente o equipamento atende ao que determina o edital. Terminado o prazo de cinco dias, a comissão terá mais cinco dias para fazer um relatório e saber se o sistema foi aprovado ou não. Sendo aprovado, passamos para a comissão da licitação da prefeitura, que determinará uma data para a empresa entregar a documentação de habilitação. Se os documentos estiverem corretos, a Gerestar será a vencedora”, explicou o coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana.

Sistema antivandalismo e câmares OCR

Além de modernizar o sistema, o novo modelo a ser implantado em Criciúma conta com dois diferenciais. Um trata-se de um sistema antivandalismo. Quando os parquímetros não estão em funcionamento, uma proteção evita que o equipamento fique exposto e seja danificado (Veja vídeo abaixo). A nova gestora do Criciúma Rotativo contará ainda com carros equipados com câmeras que passarão pelas vagas identificando os veículos que estão irregulares.

“Um veículo vai passar lendo as placas em tempo real com câmeras OCR e vai notificar se o carro está regular ou irregular, ou seja, se está com crédito para estar estacionado ou não. O sistema vai permitir ainda identificar carros que estão com registro de furto ou roubo e que estão estacionados no rotativo. Caso seja objeto de algum crime de furto ou roubo, vamos acionar a Polícia Militar e a Polícia Civil”, completou Fontana.

Com o novo sistema passarão a ser monitoradas vagas de estacionamento também nos bairros Michel, Comerciário, Próspera, Rio Maina, Santa Luzia e na avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz. A projeção é de que o sistema passe a funcionar em até 120 dias.

Colaboração Lucas Renan Domingos, Engeplus.