Dados positivos

A queda no preço da energia conquistada pela Cooperaliança no último ano tem sido fundamental para assegurar o crescimento de Içara. Ao lado de outros fatores positivos gerados pelo município, energia barata e segura atrai empresa e amplia os investimentos. Prova disso é a vinda da Sandrini Plásticos. Empresa deixou Urussanga e se instalou em Vila São José. “Eles vieram atraídos pelo custo da energia, que está muito competitivo, e isso é importante para a cidade”, explica o presidente da Cooperaliança, Reinaldo de Jesus. Justamente por isso, está na pauta da cooperativa a implantação de mais um transformador para assegurar que a qualidade e a segurança do abastecimento da cidade sejam mantidos.

Mais energia

Içara deve assegurar nos próximos meses mais importantes vagas de trabalho. A Eskimó Sorvetes já comunicou o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, que vai precisar de energia elétrica para atender a demanda. Serão consumidos pelo menos mais um megawatt nas novas instalações e naturalmente isso também vai refletir em aumento na arrecadação e na geração de emprego.

Cortando

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes, quer começar em breve a divulgar com mais ênfase as ações da Câmara de Vereadores. Meta principal é aproximar o Legislativo da comunidade e mostrar que pela Câmara passam os principais assuntos do município. “A cidade tem tido muitos números a comemorar e a Câmara também é parceira deste crescimento”. Paralelo a isso, ele também pretende continuar apertando o cinto. Recentemente foi encerrado contrato que o Legislativo tinha com uma empresa que terceirizava a limpeza do prédio da Câmara. “Só isso já economiza quase R$ 100 mil ao ano”.

Nome certo

Há um ano das definições para o processo eleitoral de Içara, há pelo menos um nome já 100% assegurado no processo. Quem garante é o vereador Itamar da Silva. “A Dalvania é a nossa candidata. Isso está certo. Vamos buscar um bom vice para compor e fazer uma boa nominata de vereadores”, afirma Itamar, que pretende disputar mais um mandato. Segundo ele, o que vai chamar a atenção no processo eleitoral de 2020 será o número de vereadores. “Sem coligação nas proporcionais, todo partido vai ter que ter candidatos se quiser garantir uma vaga”, avalia.

Comitiva

Içara vai fazendo os últimos ajustes na comitiva que está sendo montada para retribuir a visita à cidade de Lajes das Flores, em Portugal. Será a retribuição da visita feita pelos lusos há dois anos, durante a implantação da Rota Açoriana na cidade. Vice-prefeito Sandro Serafin e o presidente Rodrigues Mendes devem chefiar a delegação. As professoras Elza de Melo e a professora Lislaine Custódio completam o grupo.

Decepção

Comitiva de Içara esteve no DNIT em Tubarão. Foi cobrar ações para resolver problemas registrados no trânsito nas marginais da 101, no bairro Poço Oito, e também em Vila Nova. No encontro, pouca solução. Não há projeto nem definição do órgão federal, que apenas está empurrando o problema com a barriga. Enquanto isso, a comunidade paga.

Apresentada

Agroponte 2019, evento programado para o segundo semestre em Criciúma, foi devidamente apresentada em Brasília. Publicitário Willi Backes, ao lado do vereador Júlio Kaminski, apresentou em detalhes a feira à ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Casan na pauta

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, confirmou. Tem encontro semana que vem com o governador. Na pauta, a Casan. Espera voltar de lá com uma solução. Nesta sexta, ele volta a reunir os prefeitos na sede da Amrec para tratar do assunto. No encontro, os prefeitos de Içara, Nova Veneza, Forquilhinha, Maracajá e Siderópolis, que também serão impactados por um possível rompimento.

Em alerta

Aumenta preocupação em toda a região com a confirmação da primeira morte por febre amarela em Santa Catarina. Na Amrec, são mais de 200 mil pessoas que ainda não se vacinaram.

Na Unesc

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, detalhou na Difusora os últimos ajustes na instituição para a visita do ministro Marcos Pontes. O astronauta vai estar na cidade nesta sexta-feira para falar de ciência e tecnologia e abre os grandes eventos do ano na instituição. “Queremos deixar claro ao ministro a necessidade de valorizar nossos pesquisadores para que eles se mantenham no Brasil, atuando e contribuindo com o país”, ressalta a reitora. A vinda de Pontes atrai professores, reitores e pesquisadores de todo o Estado para Criciúma. Palestra do ministro está marcada para às 19he30min no auditório Ruy Hülse.