O principal período de festas no Brasil começa oficialmente nesta sexta-feira e é comum, nos dias de folia, abrir mão da precaução: bebendo além da conta, dirigindo sob efeito de álcool e outras drogas, fazendo sexo sem proteção, por exemplo. Mas a diversão sem responsabilidade no Carnaval pode ocasionar uma série de consequências aos foliões.

A não utilização de preservativo durante uma relação sexual, tanto homossexual quanto heterossexual, dá margem à contaminação por diversos tipos de vírus, inclusive o HIV, mais conhecido e letal deles. Em função desse quadro, a Secretaria de Saúde de Balneário Rincão estará atuando durante o CarnaRincão, com ações preventivas.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Vera Lucia Leal Oliveira, nos cinco dias de folia vai haver a distribuição de camisinhas femininas e masculinas no evento, e também de materiais educativos.

“Como a gente já vai estar com uma ambulância nos dias do evento, aproveitamos para colocar um estande com preservativos (femininos e masculinos) e panfletos educativos. E até às 23 horas vai ter um profissional da saúde orientando”, diz a enfermeira.

Entretanto, esse não será o único ponto de distribuição de camisinhas. Na segunda-feira, quando acontece o desfile dos municípios, a partir das 22 horas, a secretaria vai atuar na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis junto com Içara.

“Vai ter o desfile e a Saúde vai ter um bloco. Nesse bloco nós vamos estar distribuindo camisinhas. Além do nosso, tem o de Içara, que vai estar com o mesmo intuito que a gente”, comenta Vera.

 

Atividades em Içara

 

Antes mesmo desta semana de pré-Carnaval, o programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais de Içara realizou diversas palestras em empresas da cidade. “O município já começou visitas a empresas, para falar das ações de prevenção. Após as palestras, fizemos os testes rápidos. E também a questão do uso adequado da camisinha para evitar a transmissão de vírus”, informa a psicóloga do programa, Samira Abdenur.

Com a aproximação da folia, o trabalho de conscientização precisa ser redobrado, pois, segundo a psicóloga, é uma data de fácil contaminação. “Sempre acontecem atividades de prevenção, porque o Carnaval é uma data que as pessoas ficam mais vulneráveis, por conta do álcool ou até por outras liberdades. Então é importante intensificar a prevenção”, entende Samira.

 

“Camisinha é o único método que previne a transmissão”, diz Samira Abdenur

 

Há medicamentos de prevenção da AIDS pós e pré-exposição sexual, mas, de acordo com a psicóloga Samira Abdenur, não são tão eficazes para evitar as doenças sexualmente transmissíveis quanto o uso de preservativos. “É preciso conscientizar as pessoas a utilizarem a camisinha, pois é o único método que previne a transmissão”, afirma.

Todas as unidades de saúde de Balneário Rincão e Içara fornecem, de forma gratuita, preservativos femininos e masculinos, gel lubrificantes e material de conscientização, segundo a enfermeira Vera Lucia Leal Oliveira e a psicóloga Samira.

Içara também disponibiliza medicamento pós-exposição sexual. “Caso a pessoa tenha feito sexo, sem utilizar preservativo e está preocupada com a contaminação, pode ir à sede do programa e pedir a profilaxia pós-exposição (PEP). Mas tem que ser em até 72 horas após a relação sexual, se não perde a eficácia”, orienta Samira.

A medicação deve ser tomada durante 28 dias, mas pode trazer alguns sintomas, devido à sua toxicidade. “Pode haver reações, e dependendo do tipo do vírus pode não ser eficaz. O mais indicado é o preservativo”, reforça. Há também o medicamento pré-exposição sexual, mas, de acordo com ela, só é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para alguns municípios, e Içara não está incluído na lista.

 

Estoque de preservativos é reforçado em 2,3 milhões de unidades

 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) enviou mais de 2,3 milhões de preservativos aos municípios catarinenses, para que eles façam a distribuição durante os dias de festa.

O órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, também firmou parceria com a concessionária Autopista Litoral Sul para a entrega de kits com preservativos e material informativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas praças de pedágio de Araquari, Porto Belo e Palhoça.

De acordo com o médico infectologista da DIVE/SC, Eduardo Campos, a camisinha, tanto masculina quanto feminina, é o método mais eficaz para prevenir as ISTs, além de uma gravidez indesejada.

“Durante o Carnaval, haverá distribuição gratuita de preservativos em festas, blocos de rua, blitze, além de ações pontuais em todo o Estado, mas é importante reforçar que as camisinhas também podem ser retiradas de graça nos serviços públicos de saúde”, esclarece Campos.

De 2007 a junho de 2018, houve mais de 11 mil novos casos de infecção por HIV em Santa Catarina. A maioria deles foi em homens (63,4%) e em jovens (53,2%) com idades entre 20 e 34 anos. Nos últimos oito anos, houve registro de mais de 47 mil casos de sífilis. O uso da camisinha também pode prevenir infecções pelos vírus das hepatites B e C.