Criciúma e Içara

Poder cuidar, acolher e lutar pela prevenção do câncer em outras mulheres. Essa é a missão da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC) que atende mulheres gratuitamente com exames e consultas com profissionais da área da saúde feminina. Mesmo o Outubro Rosa sendo o mês em alusão à prevenção do câncer de mama, a instituição reforça essa luta o ano todo, com o apoio das voluntárias e das empresas parceiras.

A rede de apoio montada pela RFCC de Criciúma envolve tanto o suporte de saúde, quanto o emocional das mulheres atendidas. “Somos uma associação sem fins lucrativos, que busca cuidar, olhar para as mulheres e ajuda-las na prevenção de doenças como o câncer que chegam e causam tantos outros problemas”, destacou a voluntária e segunda secretária, Arlete do Nascimento.

Em 2021, o Outubro Rosa da Rede Feminina está direcionado ao câncer de mama, mas também reforça os cuidados com o colo do útero. Para ampliar ainda mais os cuidados com a saúde feminina, a instituição iniciou a realização do exame de colposcopia, que visa o melhor resultado de análises de preventivos que tiveram alteração.

“Com esse equipamento nós conseguimos complementar o resultado do preventivo a partir de fotos e de um laudo bem completo. Esse aparelho é fundamental nos atendimentos, pois nós somos o único local aqui na cidade que realiza o exame gratuitamente e pelo número alto de preventivo que fazemos, nós conseguimos ajudar muitas mulheres”, ressaltou a médica ginecologista, mastologista e voluntária da RFCC, Dra. Beatriz Serafim Althoff Rocha.

Para Arlete, a parceria com outras instituições é fundamental para dar continuidade ao trabalho da Rede Feminina. “Nós só conseguimos esse aparelho com a ajuda de parceiros, que fizeram campanhas e doações. E é esse equipamento que conseguimos salvar vidas e isso para nós é muito importante”, frisou.