Obra encaminhada

Acompanhado de perto pelo secretário de Obras Tita Beloli e pelo empreiteiro Ademir Locks, o prefeito Clésio Salvaro vistoriou nesta tarde as obras do elevado e da trincheira. Os equipamentos integram o sistema binário da Santos Dumont, no bairro São Luiz, e são financiados com recursos do Fonplata. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado e a obra está confirmada para ser entregue a comunidade no aniversário de Criciúma. “Eu costumo dizer que obra é igual casamento. Se não marcar a data não sai. Aqui a data está marcada. Dia 6 de janeiro, aniversário de Criciúma, vamos fazer a entrega de mais este grande investimento para Criciúma. Além dessa obra, no nosso aniversário, também vamos entregar o observatório astronômico no Morro Cechinel. As pessoas estão percebendo o quando a cidade está mudando e se transformando para melhor e não podemos parar”, destacou Salvaro.

Projeto antecipado

Diretor da empreiteira responsável pela obra, o empresário Ademir Locks garantiu que tudo deve ficar pronto dentro do prazo. “Só não vamos conseguir entregar se tivermos o restante de dezembro com chuva, mas isso não vai acontecer. Essa obra foi antecipada. Nós fizemos um grande esforço para reduzir em seis meses o prazo de entrega. Resta pouca coisa de pavimento para ser executada. Depois vamos dar atenção as calçadas e demais complementos”.

Trânsito reformulado

Segundo o secretário Tita Beloli, a obra vai pôr um fim nos transtornos que eram enfrentados no antigo Trevo do São Luiz. “O congestionamento vai desaparecer, além disso temos um novo pavimento, uma avenida de fato e uma obra que valorizou a região e vai impulsionar os negócios. Agora já estamos focando as novas etapas do Fonplata”, projeta.

Pendência

Prefeito disse durante entrevista ontem na vistoria do elevado que a etapa dois do Fonplata tem ainda uma pendência a ser resolvida. “Tem um terreno na Miguel Patrício de Souza, que pertencia a CSN e tem uma questão legal que precisava ser sanada para o município pagar a indenização e depois tocar a obra. Isso vai ser resolvido até o fim do ano e na sequência começa a etapa dois”, projeta Salvaro.

Lentamente

Diretor da Setep, Ademir Locks explicou o motivo da lentidão na SC 108. “É uma obra com prazo de 36 meses, mas que estamos com dificuldades para resolver desapropriações e também receber licenças ambientais. O Governo do Estado tem trabalhado nisso, mas ainda precisamos resolver esses entraves para que a obra, de fato, possa caminhar”, ressalta.

Grande festa

Içara teve ontem sua grande festa de Natal. Evento desenvolvido numa parceria CDL e prefeitura movimentou a cidade com um belo desfile de Natal. A intenção é que no próximo ano ele possa ser ainda mais aprimorado. Içara, no que diz respeito a eventos natalinos, sempre deu um banho nas cidades vizinhas e precisa cada vez mais aproveitar isso.

Aprovada

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) chamada de PEC da Transição. Em primeiro turno, o placar foi 64 votos a 16 e, no segundo turno, 64 votos a 13. A matéria vai para a Câmara dos Deputados. A proposta visa garantir recursos para programas sociais no Orçamento da União de 2023, como a continuidade do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e o aumento real do salário mínimo a partir de janeiro.