Candidatos têm usado as mídias sociais para colocar as propostas e interagir com os eleitores
Içara
A tendência da campanha eleitoral era de utilizar as mídias sociais, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. Porém, com a pandemia esta tendência virou uma realidade, pois os candidatos estão evitando o contato direto com as pessoas para evitar o contágio e estão usando as novas tecnologias para fazer inclusive as reuniões com todos os segmentos de forma virtual. Até quem não tem muita afinidade com a internet está buscando auxílio para utilizar as ferramentas disponíveis.
Como todos os métodos não são 100% seguros, o uso das mídias sociais traz algum perigo, como por exemplo o que ocorreu com a candidata do PP, Dalvânia Cardoso, que teve a conta do Instagran rackeada. Dalvânia acionou a polícia, que passa a investigar o caso. A candidata tem utilizado as mídias sociais para debater temas diversos. “As mídias sociais são importantes, mas confio mais na presença que tivemos nas comunidades. As mídias irão apenas fortalecer a imagem dos candidatos. As pessoas ainda querem conhecer o prefeito, é diferente da eleição de governador e presidente. Não cabe um prefeito virtual”, acredita a pré-candidata.
O pré-candidato do PSD, Alex Michels, também tem utilizado as mídias sociais. Segundo ele, a intenção é fazer o plano de governo de forma virtual, colocando um canal para que as pessoas mandem as sugestões. Michels destaca que já havia programado para estes próximos dias evitar fazer visitas e com o agravamento da pandemia está fazendo tudo de forma virtual, inclusive as reuniões com mais pessoas. “É uma ferramenta que chegou para podermos chegar até as casas das pessoas e desta formar colher as informações para poder fazer o plano de governo de forma participativa”, ressalta.
O pré-candidato do MDB, Arnaldo Lodetti, tem usado as mídias sociais para mostrar as ideias. Num primeiro momento, ele procurou mostrar um pouco do trabalho. “Eu sempre trabalhei nos bastidores e como vou para a linha de frente, procuro passar um pouco de informação do meu trabalho, pois sempre tenho muita experiência em administração público, com passagem por vários prefeitos”, pontua Lodetti. Ele também tem procurado usar a criatividade para interagir com o eleitor, como o quadro criado recentemente “Pode isso Arnaldo”, fazendo uma imitação do comentarista de arbitragem da TV Globo Arnaldo Cesar Coelho.
Restrições da pandemia
Até quem não tem muita afinidade com as mídias sociais está procurando ajuda para poder seguir as normas de saúde da OMS e evitar estar de forma direta com as pessoas. Segundo o pré-candidato do PSL, Agenor Castanha, mesmo com estas dificuldades tem sentido o seu nome crescer no cenário. Castanha buscou ajuda com profissionais para poder enviar as ideias e mostrar o trabalho que está realizando. Ele pretende cada vez mais se aprofundar e utilizar as mídias sociais. “A pandemia está mostrando que as velhas práticas estão ficando para traz”, fala Castanha.
A reportagem tentou contato com o candidato do Patriotas, Marcos Viscardi, para falar sobre as estratégias de campanha, mas não teve retorno.