Voluntários iniciam trabalhos para iluminação da orla

50

Grupo vai ampliar a área e fará a iluminação do Centro até a Plataforma Norte, onde estão sendo feitas as obras da segunda etapa do calçadão

Mais uma vez, o fim de ano em Balneário Rincão promete ser surpreendente e encantador. Além das obras da segunda etapa do Calçadão de Beira-Mar, que estão sendo realizadas pela administração municipal e tem previsão de término na primeira quinzena de dezembro, o Grupo de Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão (VDBR) já começou os trabalhos para a realização da iluminação da orla. Este é o segundo ano seguido que o grupo realiza a iluminação.

De acordo com o presidente do VFDR, Eduardo Mendonça Fava Reis, os trabalhos neste ano serão estendidos até a Plataforma Norte, acompanhando o trecho das obras da segunda etapa do calçadão. Os voluntários já realizaram duas reuniões e um grupo já começou os trabalhos da instalação das mangueiras nas casas. “Entramos em contato com todos os proprietários e pedimos permissão para realizar os trabalhos. Fomos atendidos prontamente e já estamos trabalhando”, informa o presidente do VDBR.

Eduardo explica que o grupo que começou realizando a furação das casas já colocaram mangueiras e nesta semana, algumas casas foram acesas em forma de teste. “Fizemos os testes na parte onde está em obras o calçadão, para não chamar tanta atenção dos moradores e guardar a surpresa para o dia na inauguração da iluminação prevista para a primeira semana de dezembro”, pontua.

O grupo havia se programado para realizar a iluminação na Rua Paraná, mas devido à falta de materiais e pelo excesso de trabalho, o serviço será concentrado somente na avenida Beira-Mar. Para a parte iluminada no ano passado, bem no centro, nesta semana, os voluntários fizeram uma vistoria no material usado na temporada passada e somente 50% terão condições de serem aproveitados.

Orientação

Como o grupo definiu por concentrar os trabalhos na orla, as pessoas que desejarem que seja realizada a iluminação em algum lugar ou casa específica podem procurar os voluntários do VDBR que receberão orientação de como fazer e onde conseguir os materiais. Nesta semana, a empresa responsável pela torre de telefonia da Zona Sul do balneário, que foi iluminada em 2018, dará uma resposta se será parceira ou não para esta temporada.

O grupo do VDBR foi criado em 2018 para a realização da iluminação de Natal na orla e neste ano já realizou o projeto Primavera: o Rincão te Espera, que mais uma vez chamou atenção dos visitantes, deixando a Avenida Leoberto Leal Florida, dando mais cor e alegria na primavera de Balneário Rincão. Agora o grupo concentra para a realização da segunda edição da iluminação de Natal.