Ajustando o verão

Uma reunião programada para esta sexta-feira no Balneário Rincão deve encaminhar as ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para a próxima temporada de verão na cidade. Além das equipes que tradicionalmente se envolvem nas ações de verão, o encontro desta sexta terá a presença de profissionais da área da saúde. Em tempos de pandemia, será a saúde quem irá dizer o que pode e o que não pode ser feito. A intenção do prefeito Jairo Custódio e de toda a equipe era promover mais uma vez grandes eventos, seguir na batida dos últimos três anos na cidade, mas isso não será possível. Segundo Fernando Casagrande, ainda não há como antecipar o que será feito, mas já é possível prever o que não será permitido. “Os grandes eventos já sabemos que não serão realizados. Infelizmente não há como. Os eventos de orla, aqueles tradicionais, também é provável que não sejam realizados. Na verdade, nessa reunião, mais que ajustar a agenda, vamos ajustar o protocolo. Estamos cientes que vamos ter muita gente na praia e vamos ter que intensificar fiscalização e as ações da saúde. Grandes eventos só quando a vacina estiver pronta”, explica Fernando.

Vai voltar

Se há um mês todo mundo acreditava que Carlos Moisés seria afastado do comando do executivo catarinense agora todas as apostas são de que, nesta sexta, ele será absolvido do primeiro processo de impeachment. Na quarta-feira, Carlos Moisés foi novamente conversar com o presidente Júlio Garcia. A julgar por estes últimos movimentos, a aposta é que Moisés deve ser mais maleável neste seu retorno ao Palácio da Agronômica. Parece ter entendido o recado que não conseguirá governar sem apoio.

Mais dois

Mais duas lideranças políticas da região testaram positivo para o coronavírus. Estão em isolamento domiciliar e tratamento o prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, e o deputado Luiz Fernando Vampiro. O deputado, aliás, deve participar da Sessão do Tribunal de Impeachment de maneira remota.

Expectativa em Morro da Fumaça

No cenário político da cidade a expectativa é pela definição do nome do novo presidente da Câmara. A julgar pelas últimas movimentações dos bastidores existe uma forte tendência que o atual presidente, Felix Bertan, se mantenha no cargo com apoio do MDB, PSDB e PSL.

Em Criciúma

O PSDB trabalha para buscar o consenso na eleição do novo chefe do legislativo. Tendência é que Arleu da Silveira seja o nome para conciliar as forças no parlamento da principal cidade da Amrec. Arleu figura entre os mais experientes da próxima legislatura e além disso é nome da mais alta confiança do prefeito Clésio Salvaro.

O caçula da turma

Além de garantir uma cadeira extra no legislativo de Içara, o Bairro Vila Nova também fez na última eleição o vereador mais jovem da próxima legislatura e o terceiro mais jovem da história da cidade. Estudante de economia, filho de comerciantes, Davi Nazário pretende ser o representante da juventude na Câmara. “De toda a cidade e de todas as faixas etárias, mas quero representar principalmente o jovem e procurar incentivar outras pessoas a entrarem na política”, comenta. Entre as metas, Nazário quer cobrar da prefeita eleita a implantação de programas para a qualificação da mão de obra. “Há muitos jovens que saem do ensino médio sem perspectiva porque não tem uma profissão. A ideia é qualificar os jovens para que eles possam sair do ensino médio e começar a trabalhar”. Outra meta de Davi é ampliar a transparência. “Um mandato transparente é fundamental, mas também quero tentar atrair as pessoas para acompanharem de perto o trabalho dos vereadores”.

Alerta

Tenente Rafael de Fáveri, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, destacou nesta manhã na Massa FM a Semana Panamericana de prevenção a afogamentos. Ele lembrou que, na maioria das vezes, o afogamento é resultado de imprudência de quem entra nos rios, lagos e mares de toda a região. 

Celesc

Celesc vai cobrar de maneira retroativa o reajuste autorizado em agosto pela Aneel. O valor autorizado foi suspenso pela justiça de Santa Catarina. Como a Celesc recorreu e ganhou, a empresa resolveu cobrar de maneira retroativa o reajuste de 8,14% que deveria ter sido aplicado entre 22 de agosto e 31 de outubro.

Emprego

Confirmando a reação gradativa da economia, o saldo na geração de emprego foi mais uma vez positivo na região. Outubro terminou com 1.663 pontos de trabalho com carteira assinada criados nos 12 municípios da Amrec. O destaque mais uma vez ficou para Içara e Criciúma. Principal cidade da Amrec, Criciúma teve a criação de 695 vagas. Içara, cidade que lidera a geração de empregos no ano na região, somou em outubro 435 vagas com carteira assinada. No acumulado do ano, o destaque continua sendo Içara. Sozinha a cidade gerou de janeiro a outubro 1.202 vagas. O número representa mais de 30% dos 3.287 empregos gerados no ano na Amrec.