Evento neste sábado, oferece vagas e emissão de laudo caracterizador
Criciúma
Criciúma promove neste sábado (27), das 8h às 12h, a primeira edição da Semana Inclusiva, com feirão de empregos voltado a pessoas com deficiência (PCDs), na sede da Acic. A ação é organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para ampliar a contratação desse público, que na cidade representa apenas 52,7% das vagas legalmente reservadas, abaixo da média nacional de 58,5% e da estadual de 65,4%. O evento oferece mais de cem vagas e emissão de laudos caracterizadores necessários para contratação.
Ao todo, 13 empresas participarão do feirão. Antes da abertura ao público, representantes dessas empresas assistirão a um workshop sobre inserção de PCDs no mercado. O objetivo é aproximar empregadores e candidatos, facilitando o preenchimento das vagas.
Segundo a auditora fiscal do trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho, coordenadora do Projeto de Inclusão de PCDs e reabilitados do INSS em Santa Catarina, “o evento é promovido há dez anos no estado, em cidades chaves. E agora estaremos em Criciúma, inclusive com a emissão de laudos, que são tão importantes e necessários para a contratação”.
A iniciativa tem apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Sul, Satc, Acic, Sine e Maxipas. “Percebemos essa distância entre as empresas que precisam contratar e as pessoas que ainda não estão inseridas no mercado. Nosso trabalho é ajudar como uma ponte, mostrando que a inclusão pode ser uma realidade”, disse Tânia Aquino, presidente da ABRH Sul. Não é necessário levar currículo ou laudo, pois os documentos serão produzidos no local.