Criciúma em destaque

O prefeito de Criciúma, Vaguinho, comemorou a posição da cidade no ranking das mais competitivas do Brasil. Criciúma aparece em 23º lugar no cenário nacional, à frente de diversas capitais. No Estado, Criciúma aparece na quinta posição e fica à frente de municípios como Chapecó e Joinville. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, produzido e divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Para a lista de 2025 foram considerados 418 municípios brasileiros, com base nas cidades com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses municípios representam aproximadamente 60% da população do país. O ranking leva em consideração dados como acesso à educação, acesso à saúde, a eficiência da máquina pública, segurança e outros itens. Durante entrevista, o prefeito fez questão de dividir os louros com o ex-prefeito Clésio Salvaro, a quem Vaguinho agradeceu publicamente. “Desde 2008 Criciúma vem trabalhando e buscando criar um ambiente necessário para o desenvolvimento e para a qualidade de vida da população e isso vem se refletindo agora com a nossa cidade se tornando uma referência para o Brasil”, afirmou.

O ranking será levado a Pequim em outubro, quando Vaguinho lidera uma comitiva com foco ambicioso: atrair uma montadora de carros elétricos para o município. A agenda deve incluir encontros com investidores e possíveis parceiros industriais.

Brasília intensa

O prefeito está em Brasília, onde ainda hoje intensifica articulações na capital federal. Nesta semana já tratou da liberação de recursos do Fonplata, de olho em um novo financiamento internacional. Também esteve no Ministério do Planejamento para buscar verba a fundo perdido voltada à eletromobilidade — com foco na modernização da frota de ônibus. O dinheiro para este e outros investimentos viria do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Vila Gastronômica

Vaguinho também tenta destravar a situação das casas militares na Praça do Congresso. O plano é transformar o local em uma vila gastronômica. A proposta envolve a troca das atuais estruturas, avaliadas em mais de 20 milhões de reais, por um terreno próximo ao 28º GAC, viabilizando a revitalização sem perdas para o Exército.

Economia

O presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Duca Zatta, anunciou a devolução de R$ 1,5 milhão ao Executivo. O valor será usado na compra do pavilhão da antiga Tégula, no bairro Aurora. Por lá, funcionará o novo pátio de máquinas da cidade. A administração busca fechar 2025 com uma economia de pelo menos R\$ 4 milhões nos cofres públicos. “A entrega foi feita à prefeita Dalvania e ao vice Alex Michels e vamos conseguir transformar essa economia em uma ação importante para a cidade”, afirmou Zatta.

Cidade empreendedora

A Secretaria de Indústria e Comércio, comandada por Davi Nazário, lançou oficialmente o Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae. A meta é dar fôlego aos micro e pequenos empreendedores içarenses, com capacitação e suporte técnico.

Famílias em pauta

Na assistência social, Dudi Sônego reforçou a campanha do projeto Família Acolhedora. A prefeitura busca lares temporários para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Duas famílias já estão habilitadas, e outras 18 manifestaram interesse em participar da iniciativa.

X do centenário

Na corrida gastronômica que vai celebrar o centenário de Criciúma, 34 estabelecimentos já se inscreveram no concurso que vai eleger o melhor x-salada da cidade. A disputa, coordenada pela presidente da Fundação Cultural Cristiane Maccari Uliana, será decidida pelo voto popular. Os 10 mais votados vão compor a Rota Gastronômica do X-Salada e garantir um lugar no paladar e na história da cidade.

Bazar

O Asilo São Vicente de Paulo realiza na próxima semana um bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal. Os itens estarão à venda na sexta-feira e no sábado. A expectativa é arrecadar pelo menos R$ 170 mil. Os recursos serão utilizados para a compra de novos equipamentos para a lavanderia.