Em novembro
O prefeito de Criciúma Vagner Espíndola confirmou outrem (26), durante entrevista na Rádio Cidade, que pretende apresentar em novembro, nas celebrações dos 100 anos de emancipação da cidade, o projeto que visa transformar o antigo Alvorada em um centro de referência para atenção a crianças atípicas. “Não apenas o TEA, mas o que pretendemos é dar àquele espaço um centro multiprofissional para transtornos globais. Vamos ter profissionais de educação e de saúde com crianças da rede pública municipal”, afirmou o prefeito. O espaço terá um parque sensorial, sinoterapia com o uso de cães, equoterapia e espaço também para os pais. “O projeto será apresentado em novembro e aí vamos lançar a licitação. E a expectativa é de que, até o final do ano que vem, possamos ter o projeto em funcionamento”.

Mais uma
A Prefeitura de Criciúma credenciou a quinta funerária autorizada a operar no novo sistema municipal de serviços funerários. A Funerária Glória de Deus, com sede na Avenida Centenário, passa a integrar o modelo a partir desta terça-feira (26). O sistema, implantado em junho, permite a atuação de empresas habilitadas segundo critérios sanitários e urbanísticos — como manter distância mínima de 800 metros de hospitais, ILPIs, SVOs e do IML.

O modelo, previsto na Lei Complementar nº 596/2025, garante aos cidadãos liberdade de escolha e prevê atendimento gratuito, via rodízio, para famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo o secretário de Governança, Tiago Pavan, a nova adesão amplia a concorrência e fortalece a fiscalização do setor, que está sob responsabilidade da Central de Serviços Funerários, instalada no centro da cidade. Empresas que descumprirem as regras podem ser punidas com advertência, multa ou até perda da autorização.

Virada premiada
A Ápice Comunicação, de Criciúma, cravou presença nacional ao levar quatro troféus no Prêmio CAMP da Democracia, o mais relevante do marketing político no país. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (25), em São Paulo, e reuniu os principais nomes da comunicação eleitoral e institucional.

Os prêmios vieram pela campanha que elegeu Vagner Espíndola, o Vaguinho, prefeito de Criciúma. A agência ficou com o 3º lugar em quatro categorias voltadas a cidades com até 200 mil eleitores: Melhor Campanha para Prefeito, Melhor Campanha de TV, Melhor Conjunto Gráfico e Maior Inovação — essa última com o “Projeto Cadeirinhas”.

A eleição de Vaguinho foi marcada por uma virada histórica nas urnas, impulsionada por uma estratégia de comunicação considerada ousada e de forte apelo emocional. “Mostramos que as grandes ideias também nascem longe dos grandes centros”, disse Lucas Borges, diretor da agência.

Com o reconhecimento, a Ápice reforça sua posição como player relevante no cenário nacional do marketing político — e coloca Criciúma no radar das grandes campanhas eleitorais.

Corrida pela causa
A Câmara de Criciúma abriu espaço nesta segunda-feira (25) para o Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano (Stabile) divulgar a edição local da Run For Parkinson’s, maior corrida do mundo dedicada à conscientização sobre a doença. O evento acontece em sábado (19), com largada às 7h na Avenida Centenário, em frente ao Nações Shopping.

Criada em 2011 na Europa e presente no Brasil desde 2012, a corrida não tem fins lucrativos. “Nosso objetivo é dar visibilidade, promover empatia e mostrar que quem convive com Parkinson não está sozinho”, afirmou Tatiana Dagostim, presidente do núcleo.

Projetos
A Câmara de Vereadores de Içara realizou sessão dupla nesta segunda-feira (25) para acelerar a votação final de quatro projetos de lei, todos agora encaminhados para sanção da prefeita Dalvânia Cardoso.

Dois projetos do vereador Charles Cargnin (PL) ajustam a redação de leis existentes para dar mais clareza à identificação de espaços públicos no Bairro Raichaski — entre eles, a nova denominação da Rua Manoel José Andrade e a Praça Ecológica Luiz Castagnetti.

Já do Executivo, foram aprovadas a autorização para repasse de R$ 17,2 mil à Apae local, com recursos do Ministério da Saúde, e a reorganização do Sistema de Controle Interno da prefeitura. A proposta visa tornar a estrutura mais funcional e alinhada às exigências da LRF e do TCE-SC.