Agro puxa PIB e garante melhor 1° trimestre desde 2010

7

Expansão foi de 21,6% no comparativo com os últimos três meses do ano passado, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Da Redação

A agropecuária foi o motor do crescimento do PIB no primeiro trimestre, com uma expansão de 21,6% no comparativo com os últimos três meses do ano passado, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O bom desempenho do campo, puxado pela safra recorde, fez com que o resultado geral do primeiro trimestre – uma expansão de 1,9% no PIB – fosse o melhor desde 2010.

Para este ano, o banco holandês Rabobank aponta que commodities ligadas à exportação deverão ter ganhos expressivos de produção. É o caso da soja, cuja estimativa é de um crescimento de 18,6%; milho, 9,6%; algodão, 9%; cana, 7,1% e café, 4%.

Os dados vieram melhores do que as expectativas de mercado. A mediana das projeções coletadas pelo serviço de informações financeiras Broadcast, de “O Estado de S. Paulo”, era de 1,2%.

Frente ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3% ante os quatro trimestres imediatamente anteriores.

“Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária ano passado e esse ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção. A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária”, analisa a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Ainda no campo positivo, o setor de serviços, que tem o maior peso no indicador, cresceu 0,6% no período. O resultado foi puxado, principalmente, pelas altas nos setores de transportes e atividades financeiras, ambos com crescimento de 1,2%.

“A alta no setor dos transportes foi influenciada tanto pelo transporte de carga quanto o de passageiros e nas atividades financeiras, foi puxada pela parte de seguros, pois o valor dos prêmios cresceu, mas o dos sinistros caiu, e o setor tem um ganho quando acontece isso”, pontua Palis.

A indústria apresentou estabilidade (-0,1%) no primeiro trimestre de 2023. “A queda na indústria de transformação foi influenciada pelas quedas de bens de capital e bens intermediários, enquanto a atividade de eletricidade e água, gás, esgoto, atividades de gestão de resíduos subiu 6,4%, visto que estamos em um momento de boas condições hídricas, sem escassez”, pontua Palis.