Não vinga

O projeto que isenta o Criciúma Esporte Clube do pagamento do IPTU do Estádio Heriberto Hülse e do CT Antenor Angeloni tem pouca chance de prosperar, segundo o secretário de Fazenda do município de Criciúma, Vagner Espíndola. Ele informou que já há uma orientação do Ministério Público para que o município rejeite a proposta. Vagner destaca: “Claro que entendemos que o objetivo é colaborar. Afinal de contas, o clube é um grande patrimônio da cidade, somos apaixonados pelo Tigre, mas não podemos seguir um modelo que coloque a gestão em uma situação delicada e o próprio clube. Então, esse modelo não vai prosperar, até porque já há orientação do Ministério Público neste sentido.”

Alternativa de patrocínio

Segundo Vaguinho, a alternativa que o município está estudando é a de patrocínio. Uma consulta já está no Tribunal de Contas e aguarda apenas o parecer do deputado Dado Cheren para que possa avançar. “O primeiro parecer já foi favorável. Agora, aguardaremos a posição do Conselheiro Dado Cheren para encaminhar o projeto e permitir que o clube e outras ações, como as feiras, também possam ter o aporte financeiro do governo.”

Do açougue ao Legislativo

Vaguinho falou rapidamente de suas ações no Governo de Criciúma e de sua trajetória. Ele começou em um açougue de Siderópolis e hoje é referência na elaboração de projetos e busca de recursos. Repito, goza de confiança de Salvaro e dos demais integrantes do Governo. Agora, a busca é pelo Legislativo. “Eu entendo que isso está no sangue. Eu até tinha deixado isso para trás, mas recebi incentivos e sei que posso sim, honestamente, contribuir muito com a cidade. Por isso, vou colocar meu nome à disposição e, se o eleitor entender neste mesmo sentido, vou me sentir muito honrado.”

A operação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor/Deic), deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Maktub, realizada nas cidades de Forquilhinha, Araranguá, Meleiro, Turvo, Içara e Nova Veneza. A ação policial teve origem em um Inquérito Policial instaurado na Deic para investigar possíveis irregularidades em três Concorrências Públicas conduzidas pela Prefeitura Municipal de Forquilhinha. Essas concorrências buscavam contratar uma empresa especializada para a fabricação e instalação de estrutura metálica para a cobertura do Ginásio na Escola do Bairro Santa Líbera.

A reação

Tão logo surgiu a informação sobre a ação da Polícia Civil na Prefeitura de Forquilhinha, o Prefeito Neguinho fez questão de se manifestar. Ele convocou a imprensa para uma coletiva e abriu o verbo. Fez questão de garantir que confia totalmente nos integrantes da Comissão de Licitação, que acabaram afastados temporariamente de suas funções públicas. “Eu tenho total confiança neles” (afirmou citando o nome de todos os afastados). “Se houve alguma manobra foi do empresário; na prefeitura isso não aconteceu. A polícia tem total direito e dever de investigar, e estamos à disposição”, assegurou.

Culpa do vice

O alvo seguinte acabou sendo o vice-prefeito do município. Neguinho afirmou que essa obra é o grande calo de sua administração. Calo, segundo ele, gerado por Valcir Antonio Matias, o Chile (PDT). “Foi inclusive a situação que o fez sair do governo. Eu dei a ordem de serviço em dezembro; em janeiro, ele assumiu como prefeito em exercício e mudou o local da obra. Eu avisei para não fazer. Era período de pandemia, mas ele mudou. Gastamos muito mais com isso. A obra já era para estar concluída, mas por decisão dele, pelas mudanças dele, vou terminar o governo sem inaugurar esse ginásio.”

Abertas

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, vai abrir na próxima quinta-feira, dia 29, o período de inscrições para quatro cursos profissionalizantes. Os içarenses terão a oportunidade de se capacitarem em Panificação e Confeitaria, Modelista de Roupa, Mecânico de Máquina de Costura e Costureiro Industrial. Grande iniciativa que precisa ser bem aproveitada pela população. Qualificação garante vaga no mercado de trabalho e amplia os salários.

Falando em preparação

O Governo de Morro da Fumaça abriu inscrições para curso que vai, em parceria com o Sebrae, qualificar os empreendedores individuais. “Queremos que os projetos prosperem e que os empreendedores cresçam, por isso essa parceria com o Sebrae para dar mais ferramentas a estes empreendedores”, explica Eduardo Guollo, vice-prefeito de Morro da Fumaça.

Cumprimentos

Dos seis atletas que Santa Catarina terá na premiação dos Destaques do Desporto Universitário, programado para março no Rio de Janeiro, três são da Unesc. Serão homenageados o tenista paralímpico Leonardo Arnold Corrêa, a goleira de futebol feminino Stefani Eduardo Kowalski e a fera do caratê Carolaini Pereira.

Dengue

Com os casos de Dengue crescendo em Santa Catarina, Criciúma vai redobrar os esforços para que a cidade siga sem casos da doença. O governo está preparando uma grande campanha de conscientização da população e outras ações coordenadas para afastar os focos do mosquito transmissor. Detalhes serão apresentados em uma coletiva nesta quarta-feira, no Paço Municipal.