População de rua

Deve ganhar novo ritmo a partir desta semana a proposta que institui o Banco Estadual de Oportunidades e Renda, iniciativa voltada à inclusão produtiva e geração de renda para pessoas em situação de rua. O projeto é de autoria do presidente da Alesc e tem como foco a criação de uma nova política pública para facilitar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho e à qualificação profissional. O programa prevê a criação de um cadastro estadual unificado, reunindo perfis profissionais, habilidades, interesses e a situação social dos beneficiários. Também será desenvolvida uma plataforma digital pública, que irá divulgar vagas de emprego, oficinas, cursos de formação cidadã e ações de capacitação.

Parcerias e articulação com empresas

A proposta contempla ainda parcerias com empresas, cooperativas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e prefeituras. Haverá articulação com as redes de assistência social e saúde para garantir o acompanhamento técnico dos participantes. As ações do Banco Estadual de Oportunidades não substituem as do Sistema Nacional de Emprego (Sine), mas atuarão de forma complementar, com foco em contratação com suporte social, capacitação contínua, incentivo ao trabalho autônomo e coletivo, acesso à educação de jovens e adultos, certificação profissional e respeito às condições individuais de cada beneficiário.

Mulheres na pauta

O Agosto Lilás — mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher — a administração estadual deu o pontapé em uma iniciativa inédita: a construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Seis especialistas contratadas por edital começaram oficialmente os trabalhos na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. A missão é elaborar um plano estratégico que vai nortear ações em áreas como combate à violência, autonomia econômica, equidade de gênero e garantia de direitos das mulheres no estado. A vice-governadora Marilisa Boehm classificou o momento como o início de “uma nova era”. “As ações voltadas às mulheres serão estruturadas com base nas realidades de cada região catarinense. É um compromisso que o governador Jorginho Mello e eu assumimos com a sociedade”, afirmou. Já a secretária da pasta, Adeliana Dal Pont, reforçou o caráter histórico da medida. “Estamos começando o mês com um trabalho concreto e estruturado. Este plano será uma bússola para todas as políticas públicas voltadas às mulheres em Santa Catarina.” O grupo de trabalho atuará ao longo dos próximos meses na escuta de lideranças, instituições e representantes dos diferentes territórios do estado, para garantir que o plano reflita as realidades locais. A expectativa do governo é entregar um documento com diretrizes consistentes, que se transforme em política de Estado — para além de gestões.

Descarte

O Rio Sangão foi dessassoreado. O trabalho está dando um pouco mais de tranquilidade aos moradores que vivem às margens do rio e que, a cada chuva, sofriam com os alagamentos. O que chama atenção é que já há registros de descarte irregular de lixo às margens do rio. Há um movimento para que o município instale câmeras nos pontos mais visados, para flagrar a ação irregular e multar os moradores que insistem com esta prática.

Começou

A 24ª edição da Festa do Colono de Siderópolis já começou a movimentar o município. No sábado (2), um cortejo pelas ruas centrais deu início às celebrações, com muita música e animação. As cantorias seguem nesta segunda-feira (4) e vão até quarta-feira (6), passando por restaurantes e comércios ao longo da SC-446, no bairro Rio Fiorita, e também na SC-445, na Vila São Jorge. O cortejo conta com a participação das cortes da festa, sanfoneiros, grupos da terceira idade e membros da comissão central organizadora. A ação prepara a cidade para receber o evento principal, que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto, na Piazza Nova Belluno.

Reaja Brasil

Movimento encabeçado pelo PL reuniu apoiadores de Jair Bolsonaro para bravejar contra o STF, pedindo anistia e apoiando Jair Bolsonaro. O evento teve a presença de Carlos Bolsonaro, o vereador carioca que quer ser senador por Santa Catarina. Veio a Criciúma a convite de Daniel Freitas, junto com o irmão Jair Renan, que é vereador em Balneário Camboriú. Em meio ao movimento, muita gente altamente identificada com o movimento de direita e uma pá de “líderes” que apenas surfam na onda para garantir votos.