Refeições leves diminuem o desconforto e consumo de bebidas como a água de coco ajuda a repor nutrientes perdidos no suor

Içara

Especialista em Nutrição Clínica, a nutricionista Alexsandra Medeiros alerta que o calor em excesso requer alguns cuidados em relação à alimentação e à hidratação. “O corpo já está sobrecarregado por lidar com as altas temperaturas, fazendo com que tenha mais dificuldade em alguns processos, como a digestão. Então, vai demorar ainda mais tempo para digerir uma comida gordurosa, por exemplo”, explica.

“O ideal em períodos muito quentes é ter uma alimentação mais leve, dando preferência a alimentos integrais, saladas, frutas e carnes brancas. As castanhas e nozes têm uma gordura boa e são ótimas opções para o lanche”, aponta.

A nutricionista ainda indica fazer mais refeições ao longo do dia, consumindo pequenas porções em cada uma, para evitar a sensação de estômago cheio, estufamento ou mal-estar. Ainda assim, se exagerar, há alternativas naturais para ajudar na digestão.

“Se exagerou nas carnes ou comeu algo mais pesado, procure se hidratar o máximo possível ao longo do dia e consuma abacaxi ou mamão para ajudar a digerir esses alimentos. Tomar um chá gelado ou fazer um suco verde, com abacaxi ou melão, também ajuda. E ainda dá para saborizar a água com ervas digestivas, como hortelã e capim-limão, ou com frutas, como o limão”, comenta.

Hidratação

Sucos, chás gelados, água saborizada também ajudam a manter o corpo hidratado, junto com o consumo de água. “O ideal é beber no dia 30ml de água para cada quilograma de peso da pessoa. Mas em temperaturas muito altas, nosso corpo tenta resfriar as extremidades e, com isso, perdemos muita água e sais minerais pelo suor. É preciso repor essa perda e, para isso, além da água, um ótimo reforço é a água de coco, um repositor hidroeletrolítico natural”, orienta Alexsandra.

Ela sugere ainda que refrigerantes sejam evitados, pois a sensação de “refrescância” é induzida por substâncias químicas que, combinadas ao alto teor de açúcar, podem contribuir para a desidratação quando consumidas em grandes quantidades.

“Se a pessoa quiser consumir um líquido gaseificado, pode substituir o refrigerante pelo kumbucha (bebida fermentada feita a partir do chá verde ou do chá preto). Consumir bebidas alcoólicas também não é recomendado, pois elas vão aliviar o calor momentaneamente, mas o consumo em excesso causa desidratação”, ressalta. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara