Pelo terceiro mês consecutivo, Santa Catarina registra alta na arrecadação

14

Setor metalmecânico teve maior crescimento, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda

Florianópolis

Santa Catarina encerra mais um mês com resultados positivos na economia. A arrecadação de setembro foi de R$ 2,52 bilhões, crescimento de 7,6% em relação ao mesmo mês no ano passado. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Fazenda, somente com o ICMS foram arrecadados R$ 2,1 bilhões, alta de 9%.

“Os dados mostram que economia catarinense está reagindo. Tivemos resultados positivos na geração de empregos, com mais de 18 mil novos postos de trabalho em agosto, e também na abertura de empresas. Adotamos medidas para garantir a retomada das atividades econômicas no estado e esse desempenho mostra que estamos no caminho certo”, destacou o governador Carlos Moisés.

O setor que mais cresceu no último mês foi o metalmecânico, com alta de 51,36% na arrecadação em comparação com setembro de 2019. Em segundo lugar, o segmento de materiais de construção, com crescimento de 50,13% e, em terceiro, o agronegócio, com incremento de 34,34%. Já os setores que apresentaram impacto negativo na arrecadação foram o de automóveis, com queda de 17,35% em relação a setembro do ano passado; de energia, com baixa de 13,52%; e o de combustíveis, com decréscimo de 5,86%.

“Muitos setores ainda sofrem com os impactos causados pela pandemia. Trabalhamos para minimizar os efeitos desta crise, com austeridade e responsabilidade nas contas públicas e com planejamento para que nossa economia retome aos patamares do início do ano”, salientou o secretário da Fazenda Paulo Eli.