Números positivos

Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon segue comemorando os resultados da geração de empregos na cidade. Mesmo em tempos de pandemia a cidade acumula um saldo positivo de vagas com carteira assinada. “Só a indústria que ainda tem saldo negativo, os demais setores estão todos se recuperando. Vamos ainda ter dados positivos em outubro e em novembro. Dezembro já tem historicamente uma redução de vagas pelo fim das vagas de trabalho temporário. Mas vamos sim fechar o ano com saldo positivo”, ressalta. Murialdo reconhece a importância dos grandes empreendimentos que se instalaram na cidade. “Mas também é fundamental destacar que os empreendimentos já instalados na cidade também investiram e ampliaram sua oferta de trabalho. E as perspectivas para o próximo ano também são muito boas, com novos empreendimentos que estão vindo e que também vão ampliar a geração de empregos em Içara. Em breve seremos a segunda economia do Sul”.

Preocupação

Profissionais da área da Saúde de Içara estão preocupados com o crescimento no número de novos casos de Covid-19. Conversei sobre esse assunto com Iane Savi na Massa FM. Na avaliação dela, a melhora na matriz de risco fez com que boa parte da população relaxasse nos cuidados e isso começa a ter reflexo. “Também é preciso reforçar que vamos viver agora o período de festas de fim de ano com o uso de máscaras e com as restrições. Até porque é geralmente nas festas familiares, onde relaxamos mais, que o vírus tem se espalhado”, explicou.

Empolgação no MDB

Coordenação de campanha do MDB tem apertado ritmo dos trabalhos. Ordem é acelerar o passo ao longo desta reta final de campanha e percorrer todo o município de Içara. Informação dos emedebistas é de que a empolgação é aditivada pelo resultado de acompanhamento semanal que tem sido feito do processo eleitoral. Quem acessou os números garante que a disputa vai ser equilibrada. Os emedebistas garantem que vão chegar.

Testagem em Massa

Prefeitura de Criciúma vai iniciar a testagem em massa da população. Objetivo é pesquisar e identificar pessoas que já tiveram contato com o vírus. Nesta primeira etapa serão testados moradores com idade acima dos 50 anos. Com base nos dados que forem levantados o município deve traçar novas estratégias no combate à doença.

Capital da fake news

Eleição está transformando Forquilhinha na Capital das Fake news. Depois de José Cláudio Gonçalves, a vítima agora foi Lei Alexandre. Ele também teve decisão favorável da justiça para que uma notícia falsa deixasse de circular nas redes. O autor em questão, segundo as informações repassadas à imprensa, seria cabo eleitoral de Neguinho. Além da retirada, também ficou fixada multa diária de R$ 5000,00 e mais R$ 500,00 por hora nas primeiras 24 horas.

As lajotas

Sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça foi quente. Na pauta principal a compra de lajotas de empresa da filha do prefeito para a pavimentação de ruas na cidade. Vereador Miguel Darolt foi fazer a defesa do prefeito. “Eles vendem lajota para empresas e não para a prefeitura. A empresa ganha a licitação e compra a lajota de onde quer. Não há irregularidade alguma. Estão procurando chifre em cabeça de cavalo”, argumentou Darolt, que provocou a revolta do vereador Tiago Minatto. O tucano lembrou que a ação pode não ser ilegal, mas é imoral. “O vereador pregou uma postura e fez outra. É altamente imoral”, disparou.

Nas redes

Dalvânia Cardoso resolveu de fato apostar nas redes sociais. Claro que ela tem trabalhado também com visitas às comunidades e em atos como caminhadas e bandeiraços, mas está apostando mesmo nas redes, na conversa direta com os eleitores via mídias sociais. O trabalho que já vinha sendo feito no período pré-eleitoral tem sido reforçado nos últimos dias. Ela também tem apostado na força do time de candidatos a vereador para consolidar sua condição de liderança no processo eleitoral da cidade.