Novas variantes do coronavírus são detectadas em testes

14

Cepa foi reportada pela primeira vez no Reino Unido, no mês de novembro

Criciúma

Entre as principais informações relacionadas à pandemia no ano, está a identificação do primeiro caso e o aparecimento de suspeitos infectados pela nova variante do coronavírus no Brasil. A cepa reportada pela primeira vez no Reino Unido no mês de novembro, mais contagiosa segundo pesquisas científicas, também é identificada nos testes disponíveis pelo Laboratório Búrigo.

Mesmo com a alteração em uma das proteínas do gene do SARS-COV2 que distingue a nova variante, conhecida como B117, os métodos utilizados nos exames identificam múltiplas partes do vírus. “Sendo o coronavírus, os testes detectam com alta precisão. Se o paciente estiver com o vírus, independente da linhagem, o resultado vai ser positivo, porém não é possível determinar a cepa específica”, explica o diretor do Laboratório Búrigo, Renan Grijó Búrigo.

Antes de se fazer o teste, continua sendo primordial o acompanhamento médico, para que esse profissional indique o exame adequado de acordo com o histórico clínico e os sintomas apresentados pelo paciente, frisa Renan.

Os laudos dos exames RT-PCR para identificação do coronavírus emitidos pelo Laboratório Búrigo são fornecidos sempre em português e inglês, podendo ser usado como comprovante em aduanas estrangeiras.