Iniciativa prevê ações em três eixos e aplicação de simulados nas escolas da rede estadual

Da Redação

O governador Jorginho Mello lançou o Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Qualifica SC) na manhã de quinta-feira (3), em São José, durante a abertura da Formação Continuada dos Gestores Escolares. Promovida pela secretaria da educação, a formação reúne diretores das 1.038 escolas da rede estadual e tem como foco o alinhamento e aperfeiçoamento da gestão escolar com vistas à melhoria do desempenho dos estudantes.

A nova iniciativa, segundo o governo estadual, pretende fortalecer o fluxo escolar, garantir a permanência dos alunos e elevar os índices de aprendizagem. O programa será estruturado em três eixos: qualificação dos dados do Sistema de Gestão de Santa Catarina (Sisgesc) e do Educacenso; melhoria do fluxo escolar; e elevação da proficiência acadêmica.

No eixo voltado à proficiência, estão previstas a aplicação de simulados com base no formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A medida busca preparar os estudantes para a avaliação nacional, além de oferecer subsídios para análise de desempenho. Estão programadas três edições dos simulados até setembro, voltadas aos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, o Qualifica SC vai além da preparação para as avaliações. “Lançamos o Programa de Qualificação da Aprendizagem, não apenas para familiarizar os estudantes com o formato das avaliações, mas, principalmente, para que possamos acompanhar e compreender, com autonomia, os avanços e desafios da aprendizagem na rede estadual. Este programa nos ajuda a olhar com precisão para onde estamos e coordenar as ações para onde queremos chegar”.

O governador afirmou confiar na capacidade de mudança da rede: “Aqui neste encontro está a força da transformação. Temos um grande desafio. Eu estou cheio de esperança de que a gente conseguirá transformar a educação pública de Santa Catarina na melhor do Brasil. Com gestores motivados, qualificados e alinhados com o propósito da nossa Educação, isso vai acontecer. Não tenho dúvida”.