Tribunal conclui Simulado Nacional de Registro de Candidaturas 2022

10

Esta é mais uma etapa importante de preparação das eleições deste ano

Da Redação

A Justiça Eleitoral catarinense concluiu na sexta-feira (10) mais uma etapa importante de preparação das eleições deste ano: o Simulado Nacional de Registro de Candidaturas 2022. O treinamento, feito de forma remota, teve início na segunda-feira (6) e envolveu todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país.

Durante o simulado foram testados os seguintes sistemas: Candex (utilizado pelos partidos para registro de candidaturas), Candidaturas (sistema interno utilizado pelo TRE-SC), PJe (Processo Judicial Eletrônico), DJESC (Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina), DivulgaCandContas (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), HE (Horário Eleitoral), Mural Eletrônico e Peticionamento Avulso. O objetivo foi identificar eventuais inconformidades nos sistemas e questões procedimentais que possam comprometer o bom andamento das eleições.

Participaram do procedimento, pelo TRE-SC, seis servidores da Coordenadoria de Eleições e da Secretária Judiciária. O chefe da Seção de Partidos Políticos e Apuração de Eleições, Emerson Cargnin, explicou que neste ano há novidades para o registro de candidaturas, como a inclusão do nome fonético (para que seja inserida a pronúncia do nome do candidato na urna); suporte às Federações Partidárias (formada por dois ou mais partidos); alterações derivadas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e flexão de gênero, dentre outras.

“As mudanças com as Federações e nome fonético estão implementadas, e a integração entre os sistemas está funcionando muito bem”, informou Cargnin.