Carência
O setor supermercadista tem sofrido com a falta de mão de obra. Segundo Neném do Abimar, um dos motivos é a abertura dos estabelecimentos ao domingo. “Eu não culpo as pessoas. Se elas podem trabalhar em uma atividade em que, no domingo, podem estar com a família, por que vão para os supermercados? Acho que está na hora de os empresários do setor sentarem e estabelecerem que o domingo é dia de ficar com a família. As pessoas até podem dizer que é mais fácil comprar no domingo, mas o domingo é o melhor dia para aproveitar a família. Temos que repensar isso ou não teremos mais mão de obra”, afirmou.
Otimista
Em entrevista que concedeu à rádio Cidade em Dia, Neném também falou da Páscoa. Ele admitiu que a inflação dos alimentos tem pesado no bolso do consumidor, mas ainda assim acredita em uma boa Páscoa. “As pessoas estão comprando, com mais cuidado, mas estão comprando.” Neném também falou sobre os preços elevados de alguns itens. “Olha, isso é assim desde o descobrimento do Brasil. Se o clima não ajudar, o produto vai ficar mais caro. Se estiver mais interessante vender para fora, é isso que vai ser feito e o produto também vai ficar mais caro. Então, quanto a isso, não podemos adotar a hipocrisia, porque isso não é novidade e sempre foi assim.”
Vacina
A partir de segunda-feira (15) começa a mobilização nacional de vacinação nas escolas públicas, promovida pelos ministérios da Saúde e da Educação. A meta é alcançar 30 milhões de estudantes em 110 mil instituições, dentro do programa Saúde na Escola. A ação vai até 25 de abril.
“Vamos oferecer as vacinas adequadas para cada idade. Para crianças menores de 5 anos, do ensino infantil, teremos vacina contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Para as maiores de 5 anos e menores de 15, também meningite e HPV”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Já o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou: “Todo mundo deve fazer a sua lição de casa e manter seu cartão de vacinação atualizado durante todo o ano. Uma escola vacinada é uma escola segura.”
Solidariedade
Em alusão ao centenário de emancipação de Criciúma, a Prefeitura, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Cruz Vermelha e demais instituições, realizará no sábado (12) o lançamento da campanha “100 Toneladas de Solidariedade”. O objetivo é arrecadar 100 toneladas de alimentos até o fim do ano, que serão distribuídas para instituições de assistência social. A ação acontecerá durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça, das 9h às 12h, na praça Nereu Ramos. “Criciúma está prestes a completar 100 anos de emancipação. Queremos que esse centenário seja marcado por gestos de cuidado, empatia e compromisso com o próximo. A campanha ‘100 Toneladas de Solidariedade’ é um símbolo da generosidade que sempre fez parte da nossa história”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Imposto de renda
Mais de 10 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano, referente ao ano-calendário 2024, já foram entregues à Receita Federal. A expectativa é que sejam entregues mais de 46 milhões até o final do prazo, que vai até 30 de maio. O estado com maior número de contribuintes pessoa física é São Paulo, que deve enviar 14 milhões e meio de declarações. Na outra ponta está Roraima, unidade com menor número de contribuintes: 99 mil. Para preencher a declaração do IR, basta acessar o site gov.br/receitafederal.
Nova visão
Um dos vereadores que mais combateu o PT em Criciúma, José Argente Filho, mudou de posição. Tem dito que reconhece que a direita nada fez para melhorar a vida da população. “Todas as ações do governo de direita tiraram os direitos do povo e complicaram a vida de quem mais precisa. É a minha posição.”
Na praça
O curso de ciências contábeis da Unesc, que há 50 anos forma profissionais que atuam nas mais diversas áreas da contabilidade, lançou oficialmente na manhã de sábado (12), a 16ª edição do projeto de extensão Imposto de Renda na Praça, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região (Sindicont) e a Receita Federal. A cerimônia de abertura ocorreu na praça Nereu Ramos, no coração da cidade.
O projeto visa oferecer orientação gratuita à população sobre a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, por meio do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) da universidade. Neste ano, a ação comunitária também integra o calendário de celebrações dos 100 anos de emancipação político-administrativa, organizado pela Prefeitura em parceria com toda a sociedade.