Desde a assinatura do Decreto Estadual n°515, que declarou situação de emergência no dia 17 de março de 2020, o estado registrou 85 óbitos

Santa Catarina

Passados dois meses da assinatura do Decreto Estadual n°515, que declarou situação de emergência em toda Santa Catarina no dia 17 de março de 2020, o estado registra 5.175 casos confirmados da Covid-19 e 85 mortes. No dia 19 de março, Santa Catarina registrava 20 casos. A quarentena geral durou cerca de três semanas nas cidades catarinenses, recebendo aos poucos a liberação de serviços e atendimentos, com as restrições necessárias para evitar a propagação do novo coronavírus.

Dos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, 2.929 se curaram e 2.161 estão em acompanhamento. Os dados foram divulgados em entrevista coletiva ontem 18. A taxa de letalidade no estado é de 1,64%.

Os dois óbitos mais recentes são um homem de 85 anos, morador de Chapecó, e uma mulher de 67, do município de Agronômica. Ambos apresentavam comorbidades.

Um total de 114 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas redes pública e privada em Santa Catarina, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (60) e suspeitos (54). Atualmente, o Estado está com 501 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a ocupação é de 21,95%

Içara com 25 casos

Içara registrou 25 casos confirmados da Covid-19 em boletim divulgado na tarde de ontem (18) e mais um curado. Comparado ao dia anterior, o município teve uma queda no número de suspeitos, passando de 17 para cinco casos, e também na quantidade de pacientes monitorados, que agora somam 68. Dos sete moradores que seguem com a doença, cinco realizam tratamento domiciliar e dois estão em leitos hospitalares, sendo um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No Hospital São Donato, cinco leitos estão sendo ocupados tratamento ou suspeita de coronavírus. Em isolamento na UTI está uma mulher de 64 anos, transferida de Braço do Norte, com suspeita da Covid-19. Já na clínica, segue internado o paciente de Sangão, que saiu recentemente do leito de UTI. Além dele, uma mulher de Criciúma e dois içarenses aguardam os resultados dos exames.

Balneário Rincão tinha até ontem, às 19 horas, um caso suspeito, 25 descartados e três confirmados, sendo apenas um em tratamento e dois curados.

Aumenta o número de casos na região

Ontem também algumas cidades da região começaram a divulgar novos casos. Em Maracajá, a cidade passou de dois casos na sexta-feira para 12 pessoas que testaram positivo para a doença ontem. Dois estabelecimentos comerciais instalados às margens da BR-101 foram fechados pela Vigilância Epidemiológica e assim permanecerão por 14 dias, apesar de exigirem uso de máscaras e oferecerem álcool em gel. Um terceiro empreendimento será vistoriado nesta terça-feira (19), no qual uma trabalhadora também positivou na segunda-feira.

Entre os 12 casos confirmados, com exceção de uma pessoa que é do grupo de risco e pode ter sua situação agravada, todos os demais apresentam boas condições de saúde e consideradas “assintomáticas” à doença, mas com total capacidade de contaminar seus amigos, familiares e pessoas com quem têm relação, se não usarem máscaras e medidas preventivas.

Forquilhinha já soma 18 casos

A quantidade de pessoas contaminadas por coronavírus também segue aumentando em Forquilhinha. Ontem, mais cinco pessoas receberam o exame com resultado positivo, o que faz com que o município totalize 18 casos confirmados de Covid-19. Destes, apenas três pessoas estão recuperadas.

Os casos recentes foram registrados em moradores de três bairros do município. No Ouro Negro, duas mulheres de 40 e 18 anos e um homem de 45 anos de idade. Na Santa Clara, um homem de 30 anos de idade. E na Vila Franca, uma criança de três anos de idade. No sábado, 16, um homem de 52 anos do bairro Santa Cruz também foi confirmado com Covid-19.

Morro da Fumaça tem o sétimo caso

E ontem também Morro da Fumaça registou o sétimo caso positivo do novo coronavírus. Trata-se de um homem de 34 anos de idade que voltou de viagem de outro estado e fez o teste rápido a pedido da empresa da qual é funcionário. Ele não apresentou sintomas e já passou os 14 dias e as 72 horas assintomático, estando curado, ou seja, não está transmitindo o vírus. Dos sete casos de Morro da Fumaça, seis já estão curados e um segue em tratamento.