Desemprego

A taxa de desemprego do país recuou para 11,8% no trimestre, finalizado em julho deste ano. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa é inferior aos 12,5% do trimestre encerrado em abril deste ano e aos 12,3% de julho de 2018. Houve recuo, mas o próprio IBGE admite que boa parte desta gente que saiu da fila do desemprego é porque foi para a informalidade, viver de bicos, produzir muito menos do que pode e ganhar bem menos do que precisa. Os economistas falam em sinais claros de recuperação da economia. Ok, podem até estar surgindo alguns indícios, mas a verdade é que 2019 é mais um ano perdido. A verdade é que o cenário para a população, para quem mais precisa, não mudou. Ou melhor piorou. O 1% de crescimento previsto pelo mercado financeiro não fará cócegas. Não será suficiente nem para absorver quem está chegando no mercado para tentar o primeiro emprego.

Recuperando

Secretário Geraldo Baldissera confirmou nesta sexta-feira, durante entrevista a Difusora, que tem acelerado o trabalho de recuperação de ruas na área central de Içara. “Temos muito trabalho a fazer e estamos procurando acelerar ao máximo esse serviço. Essa tem sido uma cobrança contínua do prefeito Murialdo e do vice Sandro. Esperamos normalizar a situação o mais breve possível”.

Calçadão

Segue em ritmo acelerado as obras do calçadão do Balneário Rincão. O tempo firme dos últimos dias tem ajudado a acelerar o andamento da obra e a expectativa é que ela seja concluída dentro do prazo.

Voltando

STF julgou habeas corpus favorável ao vereador Moacir Dajori. O tucano cassado por supostamente dividir o salário de assessores pode voltar ao cargo em breve

Novo mínimo

O salário mínimo proposto pelo governo federal para o ano que vem é de R$ 1.039. O valor consta no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2020, que foi enviado nesta sexta para análise do Congresso Nacional, juntamente com o texto do projeto de lei que institui o Plano Plurianual (PPA) da União para o período de 2020 a 2023. O valor previsto agora está abaixo da última projeção, anunciada em abril, que indicou um salário mínimo de R$ 1.040. O valor é ruim, claro, e a tendência é que as projeções só piorem já que o governo não pretende mais assegurar o ganho real e apenas a correção da inflação.

Grande evento

Prefeito de Forquilhinha Dimas Kammer destaca a expectativa para a edição 2019 da Heimatfest. Programado para outubro, o evento espera recorde de público. Destaque para os shows nacionais de Marcos e Belutti, Maiara e Maraísa e Nenhum de Nós. “Será um grande evento que vai valorizar nossos costumes, tradições, nossa música regional e claro a gastronomia”, ressalta.

Pode cair

Diante de um cenário dramático de necessidade de corte de despesas em 2020, o governo avalia suspender novas contratações do programa Minha Casa Minha Vida e redirecionar recursos do Sistema S para bancar alguns gastos do Orçamento. As informações são do Jornal O Estado de São Paulo.

Semana de Miri

Prefeito em exercício de Criciúma, Miri Dagostin esteve em Brasília. Conferiu por lá o andamento do financiamento do Fonplata. São 12 milhões de dólares para investimento em infraestrutura. “Deve ser lido no plenário do senado na próxima semana e ainda em setembro o contrato vai ser assinado”, explica Miri Dagostim. O prefeito interino também destacou a apresentação do projeto para a creche do bairro Morro Estevão. “Momento importante e emocionante para fechar essa minha passagem pelo comando do município”.

Antecipando

Quem circula pelas mídias sociais já observa uma espécie de pré-campanha em vários municípios. Já é possível identificar gente contratada para atacar os governos, criticar pré-candidatos e propagar a necessidade de mudança.