Dia histórico
A segunda-feira (10) foi histórica. Depois de uma longa espera, a tão sonhada obra da Câmara começou a sair do papel. O novo espaço ocupará cerca de 6.700 metros quadrados, ficando localizado próximo ao ginásio e ao centro de eventos. A área construída será de 4.000 metros quadrados, abrigando plenário, plenarinho, auditório, setor administrativo, 21 gabinetes, salas para comissões, uma praça interna e estacionamento coberto. O investimento total, após a licitação, foi de R$ 14 milhões.
“Momento histórico para a política da cidade. No ano em que completamos um século de independência, vamos dar um passo para ter a sede própria. Vamos parar de pagar aluguel e oferecer à comunidade um atendimento muito melhor”, ressalta Márcio Daros.
O pontapé de ontem também foi comemorado por ex-presidentes. “Lutamos muito por isso, e já estava mais do que na hora de sair do papel”, ressaltou Clóvis Marcelino, que, nos anos 2000, já falava do assunto. “Fiz o projeto, na época não deu certo, mas agora está finalmente começando, e me sinto também parte disso”, destaca Serginho Pacheco, presidente em 2005.
Outro lado
O prefeito da capital do estado, Topázio Neto, trabalha abertamente para que João Rodrigues e o PSD estejam no projeto de reeleição de Jorginho Mello. Dizer que isso não vai acontecer é prematuro, mas João Rodrigues trabalha por outro caminho. Ele prepara, inclusive, uma super festa de aniversário para marcar o aquecimento de sua campanha para o governo do estado.
Ouvidoria
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Ouvidoria Municipal, está implementando um novo sistema interno de gerenciamento dos atendimentos da Ouvidoria. A mudança tem o objetivo de otimizar o retorno dos manifestos abertos no município e visa atender aos requisitos estabelecidos pela Lei Federal 13.460/17 (art. 16), que determina o prazo limite de 20 dias para a resposta dos setores responsáveis pelos chamados e de 30 dias para a resolução.
“A atualização do sistema ocorreu para que os setores na ponta de atendimento ao cidadão tenham um prazo padrão de 20 dias para responder aos manifestos. A atualização permite a dilatação do prazo até duas vezes, dependendo do caso, desde que, somadas, não ultrapassem 90 dias”, pontua Tiago Magrin, ouvidor-geral do município.
Eleição
A eleição para a escolha da nova Gestão Superior da Unesc está confirmada para amanhã, com resultado já definido: Luciane Ceretta seguirá no comando da instituição e terá como vice a atual pró-reitora Gisele Coelho Lopes. Na prática, estão assegurados mais quatro anos de transformação e saldo positivo para a universidade. A chapa eleita comandará a Unesc entre junho de 2025 e junho de 2029.
Referência nos mais variados temas, a Unesc também se destaca quando o assunto é a eleição para reitoria. O processo democrático envolve a participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e técnicos administrativos. Esse modelo reflete o compromisso da Unesc com a gestão participativa, característica das universidades comunitárias, permitindo que todos os segmentos acadêmicos contribuam na definição dos rumos da instituição.
Desde que assumiu a reitoria, Luciane Ceretta fez questão de eleger um slogan: a Unesc é a “Nossa Universidade”. E ela transformou essa ideia em realidade. Nunca antes Criciúma e região tiveram um sentimento tão forte de pertencimento em relação à universidade. A Unesc alcançou um novo patamar, e esse reconhecimento deve conduzir a reitora a mais quatro anos no comando da Nossa Universidade.
Economia
A vereadora Karol Kalegari encaminhou uma proposta na Câmara de Vereadores de Içara para que os comerciantes impactados pela obra de duplicação da SC-445 tenham um fôlego fiscal. Segundo a parlamentar, o objetivo é amenizar o aperto financeiro desses empreendedores.
A vereadora ressalta que a intenção não é dar perdão de dívidas, mas sim permitir que esse pagamento possa ser feito mais adiante, quando os impactos da obra tiverem cessado.
Emprego
Com crescimento econômico acima do registrado no restante do Brasil, Santa Catarina comemora a ampla oferta de vagas no estado. Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, Santa Catarina tem mais de 10 mil vagas em aberto.
O secretário lembra que esse fenômeno não está restrito a uma região específica, mas acontece em todo o estado e em municípios de todos os portes.
Esgoto
A Prefeitura do Balneário Rincão fez aprovar na Câmara de Vereadores um projeto de lei que estabelece uma nova regra para quem pretende construir no município. A partir de agora, novas obras precisarão de uma estação de tratamento de esgoto individual, como explica o prefeito Luiz Laurindo.
Segundo o prefeito, a medida não vai resolver o problema, mas é uma alternativa para impedir que o volume de esgoto sem tratamento despejado no balneário continue crescendo.