Seis novos integrantes assumem secretarias estaduais; posse ocorreu de quarta-feira (5), no CIC

Florianópolis

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, deu posse, ontem (5), a seis novos integrantes do primeiro escalão do governo estadual. A cerimônia ocorreu no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Entre os empossados, o deputado federal Carlos Chiodini assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, enquanto o deputado estadual Emerson Stein foi nomeado para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde. Danielle Amorim Silva passou a comandar a Secretaria de Justiça e Reintegração Social, acompanhada pelo secretário adjunto Leandro Lisboa de Melo. A Controladoria-Geral do Estado agora está sob responsabilidade do coronel Freibergue Rubem do Nascimento, que deixou a presidência da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), ocupada a partir de agora por Jeferson Ramos Batista. 

Durante a solenidade, o governador destacou a importância das mudanças e a necessidade de ajustes na gestão estadual. “Eu sou o técnico que o povo de Santa Catarina escolheu e o time está jogando. Quando precisa fazer um ajuste, um ajuste fino, a gente faz. O momento agora é importante porque temos muitas entregas para fazer e muita coisa para construir”, declarou Jorginho Mello. 

Carlos Chiodini, que deixou a Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria da Agricultura e Pecuária, reforçou seu compromisso com o setor agropecuário. “O desafio, a pedido do governador Jorginho Mello, é seguir o seu plano de governo. Governo de entregas, um governo simples, um governo que respeita as pessoas. Quem conhece o nosso estado sabe da importância da agricultura na sua construção histórica e na pavimentação do seu futuro”, afirmou. 

Na Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein ressaltou que a prioridade será a execução de projetos já existentes e a formulação de novas iniciativas. “O governador pediu para tirar do papel os projetos que já estão em andamento e também aqueles que vamos trazer como ideias, principalmente na área de saneamento básico e na economia verde”, disse o novo secretário. 

Danielle Amorim Silva, que assumiu a Secretaria de Justiça e Reintegração Social, mencionou os principais desafios de sua gestão, incluindo a ampliação da capacidade do sistema prisional catarinense. “Nosso principal desafio é trabalhar em dois eixos. O primeiro é a valorização do servidor da pasta. Em contrapartida, vamos atuar na reestruturação e reaparelhamento das nossas unidades prisionais e socioeducativas. Trouxemos uma missão, que é a construção de 8.000 vagas, conforme já anunciado pelo governador”, explicou. 

A Fundação Catarinense de Esporte passa a ser comandada por Jeferson Ramos Batista, que substitui o coronel Freibergue Rubem do Nascimento. “O esporte catarinense tem pressa e a Fesporte precisa acompanhar isso. Temos muitos projetos a serem executados, como o próprio programa de incentivo ao esporte, que será a grande sacada do governo Jorginho Mello nessa área”, afirmou Ramos. 

Nomeado para a Controladoria-Geral do Estado, o coronel Freibergue destacou o compromisso com a transparência e a eficiência administrativa. “Nosso governador Jorginho Mello foi muito claro: trabalhar com prevenção e transparência. A CGE é o último argumento do próprio governo, para fazer com que haja mais eficiência e rapidez em todos os processos administrativos do Estado”, pontuou. 

Estiveram presentes na solenidade a senadora Ivete Appel da Silveira, deputados federais e estaduais, além do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.