Polêmica da APP

A Câmara de Vereadores do Balneário Rincão aprovou na sessão de terça-feira um projeto de lei encaminhado pelo Executivo que amplia a Área de Preservação Permanente (APP) nas margens da Lagoa dos Esteves, na região do Condomínio Vila Suíça II. A proposta teve sete votos favoráveis e apenas um voto contrário. No projeto aprovado ontem na Câmara está anexado um laudo elaborado por um engenheiro agrimensor da prefeitura e ainda estudos elaborados por técnicos da Satc indicariam que a área possui dunas, arbustos, córregos e sambaqui milenar que precisam ser preservados. Mas apesar da justificativa e do placar elástico isso não significa que o assunto está encerrado.

Na Justiça

A área afetada pelo projeto tem cerca de 110 lotes e os proprietários já avisaram que pretendem contestar a decisão na Justiça. “São terrenos escriturados, pagamos IPTU e não fomos sequer ouvidos. Não tem laudo geológico nem arqueológico informando que há dunas ou sambaquis. Eles não nos deixam espaço para defesa. Se for APP é só mandar para o IMA e eles vão proibir as construções e ponto. Nem precisava de lei. Então vamos questionar sim essa decisão”, argumenta o empresário Samuel Baldissera.

Pesado

Segundo ele, os proprietários vão entrar com pedido de ressarcimento dos terrenos e os valores podem chegar perto de R$ 50 milhões. “São 110 lotes, todos com 600 metros quadrados e avaliados em 400 mil reais. Esse ressarcimento pode chegar até aos 50 milhões de reais e isso inviabilizaria o município.

Encontro

PDT de Içara tem encontro nesta noite. Vai aos poucos se organizando para a eleição deste ano. Meta é fazer uma boa votação para o deputado Rodrigo Minotto e para a pré-candidata a deputada federal Caro Calegari. Segundo o presidente da Sigla, Rodrigues Mendes, o partido quer se consolidar como uma das forças no cenário político de Içara e já mira sua participação no processo eleitoral de 2024. “Estamos reestruturando o partido com nomes fortes e com muito pé no chão”.

Abimar

O empresário Custódio Abílio da Silva, o Neném do Abimar, confirmou nesta quarta-feira que a nova loja da rede no Balneário Rincão já tem data para abrir as portas. A estrutura será oficialmente aberta ao público no dia 27 de maio. “A estrutura toda tem 11 mil metros quadrados, mas vamos iniciar utilizando 7,5 mil metros. Dia 27 vamos ter a nossa grande inauguração”, confirma.

Retribuindo

Neném e o irmão Donizete também nunca esconderam o carinho especial da empresa pelo Balneário Rincão. “Foi lá onde tudo começou”, destaca Neném. Em fase de acabamento, a loja terá a mesma estrutura da Loja de Araranguá e além do supermercado terá lojas de suporte como restaurantes, lanchonetes e demais segmentos. “Será uma grande unidade, do tamanho que a praia merece. Estrutura é quase uma cópia de Araranguá. Nós sempre tivemos o desejo de retribuir ao povo do Balneário Rincão todo o sucesso que ele nos deu. A obra também é uma aposta que estamos fazendo no desenvolvimento do Rincão”.

PSDB

Tucanos de Içara estão com novo comandante. Ex-secretário Valdelir Da Rolt destaca que a primeira missão é estruturar o partido para o processo eleitoral deste ano. “Temos que fazer uma votação expressiva para a deputada Geovânia e para o Acélio e o Dóia que são os dois nomes para a Alesc aqui em Içara. A deputada Geovania trouxe muitos recursos para Içara e para toda a região. O nome dela é muito forte e facilita inclusive esse nosso trabalho no período eleitoral”. Segundo Da Rolt o outro desafio como presidente é fortalecer e encorpar o partido. “Queremos fazer o PSDB Jovem e o PSDB mulher que ainda não temos. Estamos buscando novos filiados que queiram de fato fortalecer o PSDB e contribuir com a cidade e já pensar no processo eleitoral de 2024. Somos hoje o terceiro maior partido da cidade e temos condições de crescer ainda mais”.