Vampiro em Brasília

Depois de anunciar sua retirada, o MDB de Santa Catarina resolveu rever os conceitos e está consolidando sua participação no governo de Jorginho Mello. A tendência é que o partido, que já comanda a Infraestrutura com Jerry Comper, assuma outras duas pastas. Em uma delas, na Agricultura, o comando será de Carlos Chiodini, e essa é uma nomeação que impacta diretamente a política do Sul de Santa Catarina. Com a ida para a Agricultura, Chiodini se licencia da Câmara dos Deputados e abre espaço para que Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, assuma em Brasília. Com isso, a região ganhará uma representatividade histórica na capital federal. Vampiro vai se juntar a Júlia Zanata, Ricardo Guidi e Daniel Freitas (todos do PL) e Geovânia de Sá (PSDB). Serão cinco federais, o que pode configurar uma oportunidade única para que a região consiga dar andamento a pautas fundamentais para o seu desenvolvimento. 

Vagas

O estado de Santa Catarina apresentou taxa de desocupação de 2,7% no mercado de trabalho no último trimestre de 2024. Além de ser o melhor desempenho dos últimos dez anos no estado, é o segundo melhor em todo o país, atrás apenas do Mato Grosso (2,5%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e refletem os levantamentos sobre o mercado de trabalho no 4º trimestre de 2024. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Nosso estado não para de crescer, e estamos trabalhando muito para fortalecer a nossa economia. Atraímos novos negócios, incentivamos o crescimento de empresas e, assim, novos postos de trabalho são gerados. Os números mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o governador Jorginho Mello. 

Caps na mira

O funcionamento do Caps 3 virou alvo de críticas de vereadores no Legislativo de Criciúma. A alfinetada partiu dos vereadores Luiz Fontana (PL) e Giovana Mondardo (PCdoB). O assunto virou requerimento e cobra do município uma estrutura melhor para atender a comunidade. 

Concurso público

O município de Içara deve ganhar em breve um edital para a realização de concurso público. O assunto ainda está sendo tratado nos bastidores, mas o edital deve ser lançado nos próximos meses. Além da prefeitura, a Câmara de Vereadores da cidade também deve abrir um processo seletivo para reforçar a equipe que presta atendimento à comunidade. 

Crescimento

Inaugurada em novembro de 2021 e ampliada em junho de 2024, a Clínica de Saúde Cermoful – Centro Médico Convsul atingiu números expressivos e se consolidou como referência em cuidado médico para seus associados. Até dezembro de 2024, foram realizados mais de 18 mil atendimentos, sendo 15 mil consultas, 1.200 procedimentos, entre outras ações.

Com uma equipe multidisciplinar, a clínica oferece especialidades como: cardiologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, vascular, clínica geral, psicologia, fisioterapia e odontologia. Além das consultas médicas gratuitas para associados, a clínica proporciona descontos de até 60% em exames de imagem e laboratoriais. Dependentes também podem ser incluídos no convênio, mediante uma taxa simbólica descontada diretamente na conta de energia elétrica. 

O presidente da Cermoful, Rudy Recco, avalia os números como uma confirmação do sucesso do projeto, que segue crescendo para atender às necessidades da comunidade. 

Encontro

A Fiesc Regional Sul realizou o primeiro encontro de 2025. A reunião contou com a presença do economista-chefe da Fiesc, Pablo Bittencourt, que falou sobre o momento econômico atual e as perspectivas para o cenário econômico brasileiro e mundial em 2025. 

Pablo Bittencourt destacou o bom momento da indústria catarinense, que cresceu nos últimos anos um total de 6,8%, com expectativas de um novo crescimento de mais de 1,73% em 2025. 

“É algo bem positivo porque nós estamos crescendo em cima de uma base já muito grande. Preocupações existem, porque o endividamento das famílias cresceu muito, está acima de 50%, então temos endividamento para dois anos das famílias, e isso pode dificultar um pouco a continuidade do crescimento do PIB nacional. Tivemos um PIB com uma prévia de 3,8% e estamos prevendo um PIB de 2,1%. Isso não é uma boa notícia, mas nada que nos desespere. Uma preocupação maior que sempre existe é a escalada dos juros, que pode trazer uma certa dificuldade para bens de capital e também para bens duráveis”, avaliou o vice-presidente regional Sul da Fiesc, José Carlos Sprícigo.