A iniciativa é da Fundação Cultural de Criciúma, Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul e Comccri

Famílias, amigos e qualquer pessoa que goste de folia poderá participar de uma programação especial durante o carnaval em Criciúma. O projeto é da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul e os recursos do edital Cultura Criciúma (003/2019), da Fundação Cultural (FCC), que teve como objetivo valorizar os músicos e a arte presentes na cidade. As atividades contam com o apoio da FCC e do Conselho Municipal das Políticas Culturais de Criciúma.

A programação festiva começa na sexta-feira (21) com o ‘Enterro da Tristeza’ às 16h, na Praça Nereu Ramos. “Acontece no Brasil todo, é quando o pessoal se reúne para esquecer a tristeza e aproveita para iniciar as comemorações de Carnaval”, explica a produtora cultural da Sociedade Cruzeiro do Sul, Mirella Sombrio. O sábado (22), terá a coroação e entrega da faixa para a Rainha do Bloco Folia Carvoeira às 10h, na Praça Nereu Ramos.

Já o ‘Brincando o Carnaval’, voltado para a família e o público infantil, ocorre no domingo (23), na Praça Nereu Ramos às 17h, no Parque das Nações às 18h. Na terça-feira (25), o mesmo evento está programado para o Parque dos Emigrantes às 18h. “Nosso tema esse ano é a cidade de Criciúma, buscando seguir a tradição dos blocos carnavalescos para que essa cultura seja sempre lembrada como um momento de liberar a fantasia que existe em cada um de nós”, salienta Mirella.

A segunda-feira (24) terá a presença dos blocos de Criciúma no desfile dos municípios no Carnaval do Balneário Rincão. O evento está marcado para começar à partir das 20h. “Todos os blocos e pessoas que queiram participar das festividades e receber os abadás podem procurar a Fundação Cultural. Vamos ter ao todo 200 abadás sendo disponibilizados gratuitamente pela organização do CarnaRincão”, convida o diretor cultural da FCC, Evandro Bortolotto Prêmoli.