Temporal destelhou casas, arrancou estruturas e árvores

25

Prefeitura forma força-tarefa para avaliar danos. Defesa Civil e cooperativas estiveram ainda durante o dia de ontem consertando e limpando

Içara

Membros da administração municipal de Içara estiveram reunidos no fim da tarde de ontem (8) para organizar uma força tarefa após o temporal de segunda-feira (7). No encontro, foi formado um grupo de trabalho que envolve diversos setores para levantar os danos causados pelos fortes ventos. Este levantamento será apresentado à Defesa Civil do Estado para fundamentar o decreto de situação de emergência que será assinado nas próximas horas.

Com a participação do coordenador da Defesa Civil da Amrec, Anderson Martins Cardoso, foram apontadas as regiões mais afetadas como Ponta do Mato, Poço Oito, Barracão, Vila Nova, Jardim América e parte sul do Rio dos Porcos. “Precisamos levantar de maneira precisa todos os danos causados para vermos depois como a prefeitura pode auxiliar por meio de seus mais diversos setores como Assistência Social, Obras, Saúde e outros”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso.

Outro ponto importante que serve como orientação para a população é quanto às atividades realizadas após os fenômenos. “É muito importante orientar a população também para o pós-impacto. Muitos casos de ferimentos e mortes ocorrem depois dos temporais. Temos vários casos de quedas de coberturas, choques elétricos, entre outros tipos de acidentes que podem ser prevenidos”, observou Anderson Cardoso.

Pessoas que tiveram prejuízos ocasionados pelo temporal da última segunda-feira podem acionar a Defesa Civil Municipal durante horário comercial através do telefone 199.

Estragos

A Defesa Civil de Içara esteve ainda ontem nas ruas e desde o temporal do fim de tarde de segunda-feira para averiguar, consertar ou limpar os estragos. A Cooperaliança também trabalhou desde segunda-feira no restabelecimento da energia elétrica em áreas do município.

Foram constatadas diversas ocorrências (veja fotos) como mais de seis casas destelhadas, também uma escola, galpões destruídos com a queda de toda a estrutura do teto, o salão da igreja na comunidade de Ponta do Mato também foi destelhado, muitas quedas de placas, outdoors e árvores, postes ficaram tombados, além de alagamentos em vários pontos da cidade. “O temporal foi forte na cidade”, disse o secretário da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Içara, Vitor Cardoso Dutra.

O boletim da Epagri Ciram e o boletim da Defesa Civil de Santa Catarina informam que temporais localizados com pancadas de chuva, rajadas de vento acima de 60km/h, raios e granizo ainda podem ocorrer nesta semana. A chuva pode ser intensa novamente, com totais elevados em curto intervalo de tempo. “Assim que começar os temporais as pessoas devem ficar longe de placas, árvores, postes de energia, jamais fiquem na água da praia, evitem dirigir e que busquem um local seguro para ficarem”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Içara, Simão Custodio.

Apoio da Cermoful

Profissionais e equipamentos da Cermoful Energia foram colocados à disposição para o trabalho em conjunto com equipes da Cooperaliança ontem (8). O esforço ocorreu para acelerar a recuperação do fornecimento de energia elétrica em áreas atingidas pelos temporais das últimas horas.

Além dos técnicos da Cermoful, o caminhão Linha Viva foi disponibilizado. O equipamento permite manutenção e conserto em áreas desabastecidas sem a interrupção do fornecimento elétrico nos locais que estão normalizados.

Conforme o presidente da Cermoful, Rudy Recco, o apoio operacional faz parte do propósito da Cermoful de fortalecer o desenvolvimento regional sul-catarinense como um todo. “É momento de colaborarmos. Sem deixarmos de lado a nossa área de cobertura, estamos ajudando os nossos vizinhos. Este é um dos principais valores do cooperativismo”, disse Recco.