Seis mil votantes

A semana começa na região com os bastidores fervilhando em Içara. Tudo por conta da eleição para o Conselho Fiscal da Cooperaliança. A votação está programada para o sábado (13), na sede da Associação dos Funcionários da cooperativa, e a projeção que vem sendo feita é de que essa será a maior eleição para o Conselho Fiscal da história da cooperativa. A previsão é de que pelo menos seis mil associados compareçam para participar do processo. Há uma mobilização intensa da chapa 2, que conta com o apoio da Prefeitura, mas também há um movimento forte nos bastidores feito pelos integrantes da chapa 1. A campanha segue até o último minuto, até as cinco da tarde de sábado (13), e, mais uma vez, a disputa deve ser marcada pelo equilíbrio.

Falando de eleição

De olho no processo eleitoral de sábado (13), que vai definir o novo Conselho Fiscal da Cooperaliança, a chapa aproveitou o fim de semana para reunir lideranças na comunidade de Campo Mãe Luzia. O encontro contou com a presença da prefeita Dalvania Cardoso, do vice Alex Michels, secretários da Prefeitura e vereadores. Durante o evento, o líder da chapa, ex-vice-prefeito Jandir Soratto, destacou a importância da mobilização de todo o grupo nesta última semana de campanha. “Nosso objetivo, o foco da chapa, é permitir que a cooperativa tenha a transparência que o associado tanto quer”, ressaltou.

Em destaque

Criciúma conquistou a primeira posição no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2023, entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes. O município obteve 61 pontos na avaliação divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em dezembro de 2024. O IEGM mede a eficiência da gestão municipal em áreas estratégicas, promovendo controle interno e externo das ações públicas. “Esse reconhecimento reflete o compromisso da nossa administração com eficiência, transparência e inovação. Seguiremos trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, consolidando Criciúma como referência em gestão no estado e no país”, destacou o prefeito Vagner Espíndola.

Autorizada

Depois de muita burocracia, a obra de pavimentação da rua que passa em frente à Eskimó Sorvetes foi autorizada. O documento foi entregue em mãos à prefeita Dalvania Cardoso, em Brasília. “Finalmente, depois de muita espera, vamos conseguir fazer essa obra e dar à Eskimó o acesso que a maior indústria de picolés da América Latina merece. Tínhamos o recurso assegurado pelo deputado Daniel Freitas, mas precisamos vencer muita burocracia. Agora é questão de tempo para ajustarmos os últimos detalhes e iniciarmos a pavimentação”, comemorou a prefeita.

Uniformes

Ontem, durante entrevista que me concedeu no programa Ponto Final da rádio Som Maior, a prefeita Dalvania antecipou a informação sobre a liberação do Vale Uniforme. O novo benefício aos estudantes de Içara estará disponível a partir de quarta-feira (10). Cada pai poderá fazer a compra do uniforme do filho, mas ele será custeado pelo município. Utilizando um aplicativo, o pai, mãe ou responsável poderá procurar uma das lojas credenciadas na cidade e comprar o uniforme para o ano letivo. “O município não vai fazer encomenda de todas as peças e distribuir. Ao contrário, vai dar aos pais a liberdade para realizar a compra e, além do benefício às famílias, também irá assegurar movimentação no comércio da nossa cidade”, ressaltou a prefeita.

Polêmico

A comunicação do Sul de Santa Catarina se despediu ontem à tarde de Murilo Carvalho. Natural de Florianópolis, ele veio para Criciúma aos oito anos. Apaixonado por Roberto Carlos e pelas boas coisas da vida, Murilo viveu intensamente, mas, aos 74 anos, não resistiu a complicações provocadas por um câncer. “Era uma pessoa simples, amigo dos amigos, um cara do bem”, resumiu Ney Lopes, que, durante 30 anos, disputou com ele os holofotes no colunismo social. Murilo será sepultado nesta tarde no cemitério do bairro Brasília, na Grande Próspera.

Modelo

Santa Catarina adotará o método IntraAct a partir do início das aulas em 2025. Neste ano, a iniciativa funcionará como um projeto-piloto que será aplicado em duas escolas de cada uma das 36 coordenadorias regionais de educação, além do Instituto Estadual. Desenvolvida na Alemanha, a novidade servirá como um subsídio para o trabalho dos professores ao longo do processo de alfabetização dos estudantes. O método teve sucesso para alfabetizar crianças em um prazo de, em média, quatro meses. Além disso, o modelo também mostrou-se eficaz para a aprendizagem de crianças com dislexia, autismo e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).