Município tem registrado crescimento imobiliário e no número de visitantes, entrando agora no mapa do turismo brasileiro

Nos últimos anos, o Balneário Rincão viu muitos dos seus turistas corriqueiros deixarem o local para procurarem outras praias. A situação, porém, inverteu. O setor imobiliário registra alta, tanto no número de negociações, quanto em interessados no município. Fruto de um investimento em infraestrutura, calendário de atrações mais amplo e redução na criminalidade.

De acordo com o corretor de imóveis Osni Otasio, apenas neste ano, as vendas de imóveis tiveram um aumento de 40% em relação a 2018.  “Graças a Deus a coisa está fluindo, está andando. O Rincão hoje tem outra cara, não tem comparação”, revela o profissional.

E Otasio atribuiu os bons números justamente ao trabalho realizado pela administração. “O calçadão, a infraestrutura, mudou muito. As ruas estão mais calçadas. A gente está muito feliz”, conta.

O bom momento no setor também se reflete no número de profissionais. Hoje, o Rincão tem cerca de 40 corretores de imóveis. Mais que o dobro da quantidade registrada há 10 anos, segundo Osni.

Divisor de águas

Para o diretor de eventos do município, Fernando Casagrande, diversos fatores contribuíram para a recuperação do município, passando desde os trabalhos internos, até a facilidade ao acesso.

“Muita gente, depois do calçadão, dos eventos e atrativos turísticos, começou a procurar mais. Gente que ia para Laguna e outras cidades está vindo para cá. Até mesmo com a facilidade da Via Rápida. Sabe que pode vir a qualquer época, que vai ter opção de lazer”, destaca.

Casagrande acredita que o calçadão da beira-mar tem sido um divisor de águas para o município. “O Balneário Rincão já não é mais o mesmo. Nosso slogan é ‘construindo hoje um novo Rincão’, e está acontecendo. Depois que começou essa parte do calçadão, era uma meta de médio a longo prazo. E acreditamos que vai ser a referência, em um curto espaço de tempo”, afirma.

“As pessoas sempre tiveram casa no Rincão. Pessoal de Criciúma, Içara, Nova Veneza. Mas tem outras pessoas descobrindo o Rincão pela televisão, pelo site. E estão vendo o crescimento, os atrativos. E estão procurando, é natural. O município tem toda a infraestrutura para receber a todos”, completa o diretor de eventos.

Mais segurança

Uma outra mudança que motivou tanto os visitantes quanto os moradores foi na área de segurança, com evolução dos números tanto na alta estação, quanto no inverno. No período de baixa temporada, donos de casas de veraneio viviam com a angústia dos furtos, comuns nos locais desabitados. Mas o índice tem caído.

“Nós percebemos que houve redução de 50% no número de ocorrências com relação a furtos, que era uma preocupação muito grande dos moradores, em comparação com o mesmo período do ano passado”, revela o comandante do destacamento da PM de Balneário Rincão, sargento Reginaldo Rzatki.

No mapa do Ministério do Turismo

Nesta semana, mais uma boa notícia surge e vem do Ministério do Turismo. No Diário Oficial da União, o município surge no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Balneário Rincão preencheu todos os requisitos e faz parte das 2.694 cidades selecionadas de 333 regiões turísticas do Brasil. Na Região Carbonífera, cinco cidades foram selecionadas.

“Mais um passo importante para consolidar nossa cidade como destino turístico. Estamos melhorando a infraestrutura do município para fortalecer o turismo, atraindo turistas para o Rincão. Com o turismo forte, investidores vão investir aqui, como já vem acontecendo. Estamos no caminho certo”, comemora o prefeito Jairo Custódio.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, e o Balneário Rincão está na categorização “D”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

“Reconhecidos como cidade turística, estamos aptos para receber recursos, não só do Governo Federal, através de programas do Ministério do Turismo, mas também de entidades privadas. Isso foi um trabalho de formiguinha. Cada dia colocamos uma folha no nosso quintal, e no final, teremos um Rincão melhor para todos”, celebra o diretor de turismo Edmilson Braz Carlos.