Novo sistema digital integra 53 semáforos e promete reduzir congestionamentos em até 25% na cidade
Criciúma
A Prefeitura de Criciúma inaugura nesta quinta-feira (5) a nova Central Semafórica na sede da Defesa Civil, no bairro Mina Brasil. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), busca melhorar o fluxo de veículos nas principais vias urbanas por meio de tecnologia de ponta. Com 53 semáforos já automatizados, o sistema digital e integrado promete reduzir congestionamentos e otimizar a mobilidade urbana.
O prefeito Clésio Salvaro destacou o compromisso do município com a inovação. “Além de investimentos em infraestrutura, apostamos em soluções tecnológicas para transformar Criciúma em uma cidade inteligente, reduzindo congestionamentos e garantindo mais segurança no trânsito”, afirmou.
A nova Central Semafórica substitui o antigo sistema analógico por equipamentos de última geração que possibilitam a sincronização dos semáforos em uma sequência conhecida como onda verde. Com a sincronização, os tempos de abertura e fechamento dos sinais são programados para garantir maior fluidez, especialmente em vias de sentido único.
De acordo com um estudo da Consultran, empresa contratada para analisar o trânsito local, a onda verde pode reduzir em até 25% o tempo médio de deslocamento na Avenida Centenário durante horários de pico. “Com o novo modelo, esperamos aliviar o tempo de espera e melhorar os principais gargalos da cidade”, explicou Gustavo Medeiros, diretor da DTT.
A Central também oferece manutenção remota e monitoramento em tempo real dos semáforos. O sistema identifica automaticamente falhas, como quedas de energia, e envia alertas aos técnicos, que podem realizar reparos de forma imediata. “Essa funcionalidade agiliza a solução de problemas e melhora a eficiência do sistema”, acrescentou Medeiros.
Com financiamento de quase R$2 milhões pelo Fonplata, a implantação da Central integra o Plano de Mobilidade Urbana Municipal, estabelecido pela lei n° 8511, de 14 de dezembro de 2023. A primeira etapa contempla a instalação de 80 controladores semafóricos, dos quais 53 já estão em operação.
A segunda etapa incluirá câmeras inteligentes para coordenar o tempo dos semáforos e realizar contagem de veículos, aprimorando o sistema. “Estamos dando um passo importante para modernizar nossa cidade, garantindo um trânsito mais ágil e eficiente”, ressaltou o secretário-geral Tiago Pavan.
A Central também utilizará ferramentas como Google Maps para monitorar os pontos críticos, que futuramente poderão ser substituídas por câmeras integradas ao sistema.