Parlamentar é a primeira mulher catarinense a ser escolhida para o cargo de terceira secretária

Brasília

A deputada federal Geovania de Sá foi eleita ontem (25) como titular da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Agora ela está entre as sete representantes titulares. É a segunda vez que a parlamentar conquista uma vaga entre os 11 responsáveis pela direção da casa legislativa, ambas oportunidades no atual mandato. A representante catarinense em Brasília vai ocupar a função de terceira secretária até o final da 56ª legislatura da Câmara Federal. Ela é apenas a terceira mulher a alcançar a vaga.

Anteriormente, Geovania havia sido eleita no biênio 2019-2020 para compor o cargo de segunda suplente de secretário. “É uma satisfação imensa ser a primeira mulher catarinense a ser escolhida para o cargo de terceira secretária da Câmara Federal. Ser designada para uma das principais cadeiras da Mesa Diretora é um reconhecimento pelo trabalho que estamos desempenhando nesses anos aqui na Casa. Assim como já fizemos com os trabalhos legislativos, vamos fazer nosso melhor com os serviços administrativos”, comentou a deputada federal.

Como terceira secretária da Mesa Diretora, Geovania terá como principais atribuições examinar requerimentos de licença e justificativa de faltas, encaminhando a decisão aqueles que constituírem casos omissos e autorizar previamente o reembolso das despesas com passagens aéreas, em interesse do mandato parlamentar, no caso de afastamento do território nacional. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados dirige os trabalhos legislativos e administrativos da instituição. A equipe é composta pelo presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, além de quatro suplentes. São 11 os eleitos entre os 513 deputados federais.

Quando suplente da segunda secretaria, a parlamentar constantemente presidia as sessões deliberativas no Plenário da Câmara dos Deputados, o que continuou ocorrendo mesmo após deixar a função. Seu trabalho foi reconhecido pelos colegas de partido, o que levou a ser indicada pelo PSDB, detentor da vaga, por unanimidade ao cargo de terceira secretária. Nesta quarta-feira, em eleição convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Geovania foi eleita por votação exclusivamente presencial na sessão do Plenário.

“Assumir essa secretaria é uma grande responsabilidade, pois tem funções fundamentais para o andamento dos trabalhos da Câmara. Estou honrada também pelo apoio irrestrito do PSDB e da bancada tucana em me indicar para a vaga. Em nome do líder, Adolfo Viana, gostaria de agradecer a todos pela confiança. Sempre estarei à disposição para trabalhar pela nossa nação, agora também com a incumbência de mais essa missão”, ressaltou Geovania.