Rede privada absorve 73,87% da demanda por UTI em SC

77

Em Içara, o Hospital São Donato está com ocupação zero para os leitos destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19

Içara

A rede privada hospitalar é responsável atualmente pelo atendimento de 73,87% da demanda de leitos de terapia intensiva para casos confirmados ou suspeitos de coronavírus em Santa Catarina. Conforme os dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, dos 111 leitos de UTI em uso, apenas 29 são da rede pública, ou seja, 26,12%.

O levantamento realizado até segunda-feira (6) apresenta uma característica da pandemia: o vírus está mais presente nas Classes A-B. É um extrato da sociedade que tem acesso mais fácil a viagens e pessoas que circulam pelo planeta. Logo, o contágio foi mais acelerado. Este trânsito do Covid-19 garantiu até agora tempo para a rede pública preparar-se.

Abaixo nesta pirâmide social há classes mais volumosas e com menos recursos. Com a retomada gradativa das atividades econômicas e da circulação da população, o Estado prepara-se então para o aumento da demanda no Sistema Único de Saúde. Além do isolamento realizado até agora, a diferença neste caso poderá ser ações de proteção que precisam virar hábito para todos – indiferente de classe social – como o uso de máscaras e a limpeza rotineira das mãos.

HSD tem 100% dos leitos disponíveis

Em Içara, o Hospital São Donato mantém ocupação zero para os leitos destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de coronavírus. São 30 leitos em ala de isolamento, além de um leito de UTI, disponível para o enfrentamento da pandemia (dados até as 16h20).

220 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Ontem, a Secretaria da Saúde informou que já criou 220 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 25% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no Estado. Unidades de todas as regiões, em 21 municípios, já tiveram a capacidade de internações ampliada. Em levantamento feito na terça-feira, 7, o Estado conta com 1.037 leitos de UTI, entre neonatais, adultos e pediátricos.

As novas vagas estão em Florianópolis, São José, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Blumenau, Timbó, Itajaí, Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Porto União, Lages, Joaçaba, Concórdia, Caçador, Curitibanos, Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste.

Colaboração Lucas Lemos/Canal Içara