Dupla do Oeste e cantor do Vale do Itajaí são os vencedores do Festival SC Canta

6

Festival Sertanejo foi finalizado, no domingo, no Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Florianópolis

O Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis, foi palco da grande final do Santa Catarina Canta – Festival Sertanejo neste domingo, 10, com cerca de 38 mil pessoas. Após percorrer 21 cidades das seis regiões do Estado, o festival chegou ao fim com o anúncio dos vencedores: Weslen Bachega (Vale do Itajaí) foi 1º lugar na categoria geral e a dupla Kyara e Thaís (Oeste) levou o 1º lugar na infantojuvenil. Os ganhadores de cada categoria receberam o prêmio das mãos do governador Jorginho Mello, que acompanhou a noite de decisão. Além dos R$20 mil pela conquista, os talentos revelados poderão participar do espetáculo sertanejo da Camerata na temporada 2024/2025.

Ainda foram premiados segundo e o terceiro lugar de cada categoria: Duda e Camila – 2º lugar (Oeste) e Leo Bandeira – 3º lugar (Norte) na geral e Pedro Antônio Kuss e Vitor Leonardo – 2º lugar (Norte) e Maju Garcia – 3º lugar (Grande Florianópolis), na categoria infantojuvenil.

Ao final das audições, o cantor Michel Teló e a Camerata Florianópolis subiram ao palco e encerraram a noite com chave de ouro.

“Sabemos que um empurrãozinho pode ser importante para realizar os nossos sonhos. É isso que o Santa Catarina Canta fez. Nós fomos procurar em todas as regiões catarinenses aquela joia rara escondida e agora ela tem a oportunidade de mostrar para o estado inteiro seu talento”, comentou o governador Jorginho Mello.

O festival, lançado em abril deste ano, teve cerca de 400 cantores selecionados entre os 1.088 inscritos no concurso. A final reuniu cantores das seis regiões – Norte, Sul, Vale do Itajaí, Oeste, Serra e Grande Florianópolis. Os critérios utilizados pelos jurados durante as audições e na final foram: técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com a plateia.

O Santa Catarina Canta buscou dar oportunidade para o surgimento de novos talentos catarinenses na música. Nessa primeira edição, o sertanejo foi o estilo escolhido pelo festival. A inciativa é do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e produção geral da Camerata Florianópolis.