A instalação de novas empresas, bem como a ampliação daquelas já instaladas, aumenta a movimentação econômica e, por consequência, a arrecadação de impostos, além de gerar emprego e renda, saldo que tem se mantido positivo nos últimos dois anos em Içara, com a mesma tendência para 2019.

Segundo dados de fevereiro, os mais recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade teve 823 admissões no mês, contra 648 desligamentos, ou seja, a criação de 175 novos postos de trabalho com carteira assinada.

No acumulado do ano, são 1.698 contratações e 1.348 demissões, representando saldo positivo de 350 empregos. Já na soma dos últimos 12 meses, 7.832 pessoas foram contratadas e 7.173 demitidas, o que significa 659 postos de trabalho a mais.

Em comparação com Criciúma, os números são bastante significativos. Na maior cidade da Região Carbonífera, de acordo com dados do Caged, a variação de empregados em fevereiro foi de 0,53%, enquanto em Içara ficou em 1,11%.

No acumulado do ano (meses de janeiro e fevereiro), Içara também está na frente com variação de 2,23%, enquanto a cidade vizinha alcançou 1,07%. Logo, no acumulado dos últimos 12 meses, Içara atingiu uma variação de 4,29% no aumento de empregos e Criciúma, 2,66%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Paulo Brigido, esses números eram esperados, pois Içara cresceu nos últimos meses 10,5% a mais que a média da região.

“Tivemos um crescimento de 15,5% enquanto a média da Amrec foi de 5%. Isso tem acontecido pelo potencial que temos. Empresas como o Fort Atacadista fez elevar esses dados, assim como a Librelato quando decidiu concentrar muitas de suas atividades em nossa cidade, pois foram gerados 250 empregos. Somente a Eskimó contratou, na temporada, quase 400 pessoas. Tudo isso faz com que esse saldo seja favorável”, declara Brígido.

O secretário ainda relata que algumas medidas são adotadas pelo Governo Municipal para que esses dados sigam em elevação. “Buscamos por empresas interessadas em investir em nossa cidade. Já estamos em conversa com duas de grande porte e são fortes as negociações. Ainda não podemos divulgar os nomes, mas é certo de que estão prestes a se instalar em Içara”, aponta.

 

Conjunto de fatores contribui para o incremento

 

Para atrair novas empresas para Içara, um conjunto de fatores é necessário, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Paulo Brígido.

“O prefeito Murialdo (Gastaldon) deixa muito claro que tudo faz parte de um contexto que envolve educação, como ter as creches habilitadas para receber as famílias; saúde, com postos e hospital aptos a atender a demanda, proporcionando qualidade de vida às pessoas que aqui moram; além de contarmos com o maior trecho territorial que corta a BR-101; 70% da Via Rápida também está situada em Içara e ainda houve a revitalização da SC-445. Isso tudo é uma somatória para continuarmos crescendo”, avalia o secretário.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alexandre Fernandes, o início de ano foi modesto, mas ele acredita na recuperação. “Além de o período corresponder ao pós-Natal, estamos muito próximos do litoral e no verão o consumo também se desloca para as praias. Isso impacta, consequentemente, nas contratações. A partir de março, o comportamento muda. Além disso, temos a perspectiva de grandes empreendimentos do setor em Içara. Certamente fecharemos o ano com um saldo bom para a cidade”, analisa.

Já o presidente do Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara e Região (Sindilojas), Altair Borges, projeta um ano melhor que 2018. “Para 84% dos consumidores do Sul de Santa Catarina, este será um ano melhor do que o anterior. Isso significa uma tendência de aquecimento no comércio e reflete também na projeção positiva de 92,5% dos comerciantes para 2019”, aponta.

“Além dos dados da Fecomércio, observamos também uma mudança no perfil de atendimento com horários mais prolongados das lojas. É uma tendência que fomentará a geração de empregos”, considera Borges.

 

Projetos instituem benefícios a empresas

 

Atrair novas empresas e fortalecer as já instaladas no município é um trabalho que envolve também a Câmara Municipal, através de projetos criando incentivos e benefícios. No momento, tramita no Legislativo içarense uma proposta de iniciativa do vereador Israel Rabelo, para instituir custo zero das taxas para microempreendedores individuais (MEIs), empresas com faturamento bruto de até R$ 81 mil por ano.

Conforme a matéria, ficam reduzidos a zero todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, inscrição, registro, funcionamento, alvará, licença, cadastro, alterações e procedimentos de baixa e encerramento e demais serviços relativos ao MEI.

Já o vereador Alex Michels encaminhou um anteprojeto ao Executivo, prevendo a preferência a empresas de Içara na hora da compra de materiais e serviços pelo poder público.

“O poder municipal, quando for fazer uma licitação de até R$ 80 mil, deverá contratar a empresa da cidade, mesmo que ela apresente um valor 10% maior que uma empresa de fora. Se a empresa da cidade não conseguir bater esse preço, vamos para o âmbito regional”, explica o parlamentar.

Segundo ele, a lei segue legislação federal. Se a lei for aprovada, em um segundo momento será trabalhada a capacitação para que as empresas locais tomem parte nas licitações promovidas pelo município.