Semana que vem

Secretário de Estado da Saúde confirmou para a próxima semana uma reunião com o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio De Luca. A data e o horário ainda não foram definidos, mas a reunião vai sair. A esperança, me disse De Luca, é que deste encontro saia uma solução para o início das atividades na UTI do São Donato. Os dez leitos estão prontos desde dezembro do ano passado. O custo mensal estimado gira entorno de meio milhão. O Estado está oferecendo menos de 300 mil e aí a conta não fecha. A direção tem procurado alternativas para assegurar o montante necessário, mas as alternativas não estão surgindo. A única notícia nova, relacionada a UTI, foi a liberação do alvará sanitário da unidade. A torcida agora é para que a próxima notícia venha acompanhada de cifrões.

FGTS liberado

Governo Federal deve anunciar ainda nesta semana, provavelmente nesta quinta-feira, detalhes para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O saque das contas do INSS não é uma novidade para os brasileiros. Já foi autorizada recentemente pelo ex-presidente Michel Temer. Mas a proposta de Bolsonaro, ou melhor, de Paulo Guedes, é diferente. A intenção é autorizar também o saque das contas inativas e que beneficia quem está trabalhando com carteira assinada. Nestes casos, o saque não será total. Governo vai criar percentuais específicos, de acordo com o saldo de cada brasileiro. O foco da medida é aquecer a economia, forçar a roda para ela voltar a girar. É uma medida de efeito de curto prazo, não resolve o problema da economia, mas é uma alternativa para salvar o ano e é, acima de tudo, uma medida simpática para a população.

Garantido

Professora Luciane Bisognin Ceretta teve encontro na terça-feira em Florianópolis com o Secretário da Casa Civil Douglas Borba. Na pauta, a liberação de recursos para a implantação do Centro de Inovação de Criciúma. O encontro com Borba foi o primeiro compromisso da equipe da Universidade em Florianópolis. Conforme o secretário, o convênio será assinado a partir do dia 17 de agosto, quando o governador Carlos Moisés estará em Criciúma.

“Tenho convicção que esse cronograma se cumprindo vamos ter, já no ano que vem o nosso tão sonhado Centro de Inovação”, ressalta a reitora. O processo de implantação em Criciúma será acelerado graças a participação da universidade. A Unesc fez uma cessão de uso do prédio do antigo Centro de Educação na área central da cidade

A única

Presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Moacir Dagostin, fez um, durante entrevista à Difusora, do andamento das reivindicações que foram encaminhadas pelo Sul para o Governo do Estado. Na lista que tem Via Rápida, Anel Viário, Jorge Lacerda e Plano de Desenvolvimento Econômico, apenas o Centro de Inovação tem caminhado. “Inclusive com reunião programada para definir os custos deste projeto. Esse tem evoluído, mas os demais se arrastam”, admite

Refrigerado

Projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Criciúma determina que pelo menos metade da frota do transporte coletivo na cidade tenha equipamento de ar condicionado. “Os usuários reclamam muito da condição dos coletivos e essa ação tem como foco dar qualidade ao serviço. Agora vamos ter uma nova licitação para o serviço e essa lei vai entrar neste edital. Enquanto isso, as empresas que operam por aqui tem 60 dias para implantar os equipamentos”, ressalta o vereador Dailto Feuser, autor da proposta.

Incentivos fiscais

Os três Projetos de Lei do Executivo que tratam da regulamentação dos benefícios fiscais foram aprovados, por unanimidade, nesta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os projetos seguem para sanção do governador Carlos Moisés da Silva. “Esta é uma vitória de Santa Catarina. Desde que assumimos o Governo do Estado, em janeiro, estamos dando prioridade a temas estratégicos, que emperravam o desenvolvimento pleno do Estado. Quando Santa Catarina se une, não há obstáculo que não possa ser vencido”, declarou Moisés.  O PL 81/2019, encaminhado em abril, concede benefícios para nove produtos e serviços, incluindo incentivos para produção de energia fotovoltaica; redução de alíquota para querosene de aviação; crédito outorgado para projetos culturais e de infraestrutura; além de isenções, entre as quais: fármacos e medicamentos destinados à prestação de serviços de saúde pela administração pública, bem como equipamentos e insumos, e para medicamentos destinados ao tratamento de câncer.

Imposto de renda

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo vai trabalhar por uma reforma tributária mexendo apenas em impostos federais, com perspectiva de redução da carga tributária ao longo dos anos. Uma das mudanças seria a redução da alíquota máxima do imposto de renda (IR) para 25%. Atualmente, pessoas físicas pagam até 27,5% e pessoas jurídicas, como empresas, pagam até 34% de IR. Outra ideia do governo é unificar impostos e contribuições federais, como PIS, Cofins, IPI e IOF, em um imposto único.

Risco às investigações

As forças-tarefas das operações Lava Jato e Greenfield, do Ministério Público Federal (MPF), disseram que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, de suspender temporariamente as investigações embasadas em dados sigilosos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e da Receita Federal sem autorização prévia da Justiça cria risco a investigações. “Embora seja inviável identificar imediatamente quantos dos milhares de procedimentos e processos em curso nas forças-tarefas podem ser impactados pela decisão do E. STF, esta impactará muitos casos que apuram corrupção e lavagem de dinheiro nas grandes investigações e no país, criando risco à segurança jurídica do trabalho”, disse o MPF.