Menos emprego

Foram divulgados ontem os dados do cadastro Nacional de Empregados e Desempregados e depois de três meses os números não foram os esperados. Os dados negativos surpreenderam até mesmo o mercado que apostava em uma estabilidade. No Brasil foram mais de 43 mil postos de trabalho fechados. Saldo negativo também em Santa Catarina. No estado, ao longo do último mês, foram fechadas 2,976 vagas de trabalho com carteira assinada. Na região Carbonífera saldo positivo de 415 vagas. Na Amrec, destaque para Criciúma, que fechou o mês com 174 novas vagas. Orleans gerou 35 vagas formais. Saldo positivo também em Cocal do Sul (21), Forquilhinha (54), Lauro Muller (13), Morro da Fumaça (16), Nova Veneza (42), Siderópolis (16) e Urussanga (82). Fecharam no vermelho apenas as cidades de Içara com o fechamento de 5 vagas e Treviso que encerrou 12 postos formais de trabalho.

Aproximando do Povo

Presidente da Câmara de Vereadores Rodrigues Mendes espera iniciar durante o mês de maio uma série de pelo menos quatro sessões itinerantes ao longo deste ano. Segundo ele o projeto já está pronto e vai ser apresentado aos parlamentares. A intenção, lembra Sapinho, é aproximar o Legislativo da comunidade. ” Tem muita gente que nunca foi a Câmara e nem sabe como funciona. Então quero aproximar, mostrar como funciona uma sessão e também permitir que essas pessoas possam fazer seus pedidos ao legislativo”, explica. Sapinho garante que seu principal desafio é reforçar a imagem da Câmara. “E mostrar que somos parceiro do cidadão e fomos eleitos para melhorar a cidade. Vamos trabalhar neste sentido”.

CPI definida

Vereadores que integram a CPI do Criciumaprev se reuniram na tarde desta quarta-feira e definiram a composição da comissão. Ela será presidida pelo vereador Júlio Kaminski (PSDB). O Relator da CPI será o vereador Ademir Honorato (MDB) e o Secretário Edson Luís do Nascimento, o Paio (PP). A CPI pretende apurar possíveis irregularidades nos parcelamentos de dívidas do Governo com o Criciumaprev e conhecer de maneira detalhada a saúde financeira do órgão.

Sem transtorno

Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon detalhou nesta manhã, durante entrevista à Difusora, um pedido feito aos secretários Arnaldo Lodetti Junior e Paulo Brígido. Quer que as obras de revitalização da área central de Içara sejam conduzidas com o mínimo de transtorno para a população. “São obras importantes que vão melhorar a qualidade de vida e a mobilidade na área central. O transtorno deve ser mínimo, mas o pedido é para que seja feito um esforço para reduzir ainda mais possíveis contratempos”.

Próximo passo

Aprovada na Comissão de Constituição a proposta da Reforma da Previdência deve começar agora a tramitar na comissão especial da Casa. É nessa comissão, lembra a Deputada Geovânia de Sá, que os deputados vão conseguir fazer seus reparos e encaminhar suas avaliações sobre pontos polêmicos. ‘É natural que a proposta vai sofrer alterações no restante da tramitação. Como foi enviada não será aprovada e isso está muito claro. O Governo precisa de pelo menos 308 votos para garantir que ela possa seguir para o senado”, lembra

Caminhão voltando

Governo de Criciúma vai ativar no próximo fim de semana o projeto do caminhão amigo. Ação criada ainda no primeiro mandato de Clésio Salvaro tenta levar uma série de serviços para as comunidades mais afastadas de Criciúma. A primeira ação do ano será sábado nos bairros Imperatriz e São Francisco

Prêmio

Abriram ontem as inscrições para mais uma edição do prêmio ACIC de Matemática. Ação desenvolvida há seis anos tenta incentivar o ensino da matemática nas escolas da Amrec e tem dado certo. Iniciativa já serve de exemplo para outras entidades e este ano deve movimentar pelo menos 16 mil estudantes.

Prestação de contas

Os partidos políticos têm até a próxima terça-feira, dia 30, para enviarem à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2018. A obrigatoriedade de envio da prestação de contas dos diretórios nacionais, estaduais e municipais está descrita no artigo 32 da Lei dos Partidos Políticos.

A prestação de contas anual deve consolidar toda a arrecadação de recursos e realização de gastos do exercício, abrangendo a movimentação relativa à campanha eleitoral.

Diretório

As prestações de contas dos diretórios nacionais serão enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral. Já as prestações de contas dos diretórios estaduais serão apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral e as dos diretórios municipais, aos juízes eleitorais. Mesmo os partidos que não receberam nenhum recurso financeiro devem realizar a prestação de contas.

Fórum Parlamentar

O Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) reuniu-se para pressionar o governo federal na liberação de recursos para a continuidade de obras importantes nas rodovias federais. A pauta, solicitada pelo coordenador da bancada, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), compreende o contorno viário da Grande Florianópolis, o andamento das obras nas BRs 163, 470, 280 e 282.

Atenção especial

O apelo foi unânime entre os parlamentares: Santa Catarina precisa de uma atenção especial para a revitalização das rodovias federais. Peninha concluiu o pedido dizendo que o Estado não vai mais aceitar ser a quinta roda da carroça. “Nós fazemos o nosso papel, cumprimos o dever de casa e somos penalizados por isso. Somos um dos estados que mais contribui na arrecadação e, na hora do repasse, somos esquecidos”, argumenta o coordenador do FPC.