Continuar crescendo
O prefeito eleito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, destacou ontem (8), durante entrevista na Som Maior, que a espinha dorsal do seu projeto de governo é manter o ritmo de desenvolvimento da cidade. “No governo que fizemos com o prefeito Noi, conseguimos colocar o governo mais perto da população, fizemos um serviço público mais presente. Em seguida, conseguimos ampliar a qualidade na saúde, na infraestrutura e, sobretudo, na qualificação profissional e na geração de emprego e renda. Nosso desafio é manter isso e seguir avançando, seguir fazendo com que os investidores acreditem na nossa cidade e ajudem a fazer a população ganhar em qualidade de vida”. Guollo também ressaltou que pretende ampliar espaço para que as famílias de Morro da Fumaça tenham locais para lazer. “Não temos praças, não temos parques, e vamos trabalhar para resolver isso. É nossa meta”.
Sandro quer ser vereador
O vereador de primeiro mandato, Sandro Ressler, vai seguir no legislativo. Pelo menos foi o que garantiu ontem (7) em entrevista na Som Maior. “A prefeita me deixou muito tranquilo para voltar à saúde, mas eu assumi compromisso, conversei com as pessoas e prometi ser um vereador atuante em defesa de avanços cada vez maiores na saúde. Então seguirei na câmara”, ressaltou o novo parlamentar. Sandro não escondeu a satisfação com a votação expressiva e atribuiu o desempenho à sua gestão como secretário de saúde. “Avançamos muito. O governo da prefeita Dalvania e do vice Jandir nos deu suporte para que tirássemos a saúde de uma nota vermelha e fizéssemos dela um exemplo para a região. Isso fez a população me dar esse respaldo”. Sandro também fez questão de ressaltar o apoio do atual presidente da câmara, Max Luiz, da deputada Julia Zanatta e de Giovanni Felipe em sua campanha. “Eles foram fundamentais durante esse processo”.
Presidente? Por que não
Questionado sobre a possibilidade de brigar pela presidência da câmara, Sandro fez questão de respeitar a todos. “Temos outros 14 nomes, e alguns deles com mais experiência, com sua representatividade política, e faço questão de deixar claro meu respeito. Mas, claro, eu tenho, sim, esse desejo e, se for possível, irei trabalhar por essa possibilidade”.
Vai voltar
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou ontem (8) o desbloqueio da rede social X no Brasil. A medida ocorre após a empresa de Elon Musk pagar mais de R$ 28,6 milhões em multas e cumprir todas as ordens do ministro. O ministro tomou a decisão após X cumprir as exigências. A empresa pagou a multa na última sexta-feira (4) e pediu o desbloqueio da plataforma, mas Moraes apontou que o pagamento foi para uma conta errada, determinou a transferência e pediu uma manifestação da PGR antes de decidir pela volta do serviço.
Sem prisão
A desembargadora Cíntia Schefer, responsável por analisar os desdobramentos da operação Caronte, negou o pedido do Ministério Público de Santa Catarina para retomar a prisão do prefeito Clésio Salvaro. A alegação do MP é que, ao retornar para Criciúma, Salvaro teve contato com investigados e, com isso, desrespeitou uma das medidas restritivas impostas pela Justiça para sua soltura. Na decisão, a desembargadora ressalta que o prefeito não procurou os citados e apenas acenou durante uma recepção organizada para ele.
Volta ao paço
O foco da defesa do prefeito agora será trabalhar o retorno dele para o comando do paço municipal. Os detalhes do recurso vêm sendo cuidadosamente analisados. A expectativa é que o tema seja levado ao STJ e que, lá, o prefeito tenha chance de retomar seus direitos políticos e sua função frente ao executivo.
Audiência
A pedido do vereador Zairo Casagrande (PDT), a câmara municipal de Criciúma irá realizar audiência pública sobre alteração da denominação da Rua São Miguel do Oeste, localizada no bairro Ceará. O vereador propõe que a rua passe a ser denominada como Rua Sargento Davi Appel da Silva, como forma de homenagem ao policial morto em serviço no dia 3 de setembro. A audiência está marcada para segunda-feira (23), às 19h, no 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Criciúma, localizado na Rua Vereador Matias Ricardo Paz, no bairro Jardim Maristela.
Expectativa no comércio
A estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) é que as vendas cresçam 2,6% neste ano no Dia das Crianças. A maioria dos consumidores deve presentear os pequenos com vestuário. A previsão de movimentação financeira em todo o Brasil é de R$ 9,3 bilhões. De acordo com a instituição, se essa previsão se concretizar, o setor registrará um crescimento de 2,6% em relação a 2023. Vale lembrar que sábado (12), dia dedicado às crianças, é também o dia da padroeira do Brasil e, por conta disso, espera-se grande movimentação no comércio.
Olho na presidência
Eleito para seu terceiro mandato à frente do legislativo de Içara, o progressista Duca Zatta já avisou que pretende cumprir o mandato de maneira integral. Mais experiente entre os parlamentares da situação, ele também vai para sua terceira passagem pela câmara com um objetivo em especial: Zatta está de olho na presidência do poder legislativo. Ele já havia trabalhado neste sentido na legislatura passada, mas não deu certo. Agora, a articulação deve iniciar nos próximos dias e, claro, em sintonia com o governo eleito.