Apuração deve ser concluída até o início da noite, segundo chefes das zonas eleitorais responsáveis pelos municípios
Criciúma, Içara e Rincão
Os novos prefeitos de Criciúma, Içara e Balneário Rincão devem ser conhecidos por volta das 19h30 no domingo (6), segundo estimativas dos chefes das zonas eleitorais que abrangem os municípios. José Réus, chefe da 92ª Zona Eleitoral, que cobre parte de Criciúma, Siderópolis e Treviso, e Marcos Moraes, responsável pela 10ª Zona Eleitoral, que atende o restante de Criciúma, explicaram o processo na quinta-feira (3).
Após o encerramento da votação às 17h, o presidente de cada seção eleitoral retira a memória das urnas e grava os resultados em uma mídia, geralmente um pendrive. “Esse material, junto com o Boletim de Urna, é enviado ao Tribunal Regional Eleitoral para contabilização”, destacou Réus. O documento é impresso em cinco vias e uma cópia é fixada no local de votação.
Em Içara e Balneário Rincão, o processo segue o mesmo padrão. Marcos Moraes orienta que os eleitores verifiquem seus locais de votação com antecedência, utilizando o aplicativo E-Título ou entrando em contato com os cartórios eleitorais. “Recomendamos que os eleitores confirmem com antecedência para evitar transtornos no dia”, disse.
No caso de Criciúma, o maior colégio eleitora da região, as operações eleitorais contarão com aproximadamente 800 mesários, oito motoristas, 26 administradores de prédio e 15 auxiliares. Já Içara e Balneário Rincão terão apoio dos cidadãos locais para garantir que a votação e a apuração ocorram dentro dos prazos estabelecidos, conforme as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).