Último confronto
Na quinta-feira (3), último dia de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, também ocorreu o último dia de debates e confrontos entre os candidatos ao governo de Criciúma. Os encontros na rádio Eldorado pela manhã e na NSC, durante a noite, reuniram Arlindo Rocha, do partido dos trabalhadores (PT), Jorge Godinho da Silva, do partido solidariedade, Julio Kaminski, do partido progressistas (PP), Paulo Ferrarezi, do partido movimento democrático brasileiro (MDB), Ricardo Guidi, do partido liberal (PL) e Vaguinho, do PSD. Na prática, foi um repeteco de tudo que já havia sido visto até então. Nestas últimas horas até o pleito, o foco será nos indecisos e naqueles que ainda podem mudar sua posição até o momento do voto.
Na TV
Nos últimos programas de TV do horário eleitoral, Vaguinho apostou na fé. Em um programa carregado de imagens do decorrer da campanha, ele ressaltou sua confiança, agradeceu aos eleitores e falou de sua família, de Clésio e de sua experiência. Kaminski e Ferrarezi lembraram a contagem regressiva para a votação e ressaltaram a importância do voto consciente do eleitor para promover mudanças na cidade. Jorge Godinho apresentou o mesmo programa de sempre. Arlindo Rocha também repetiu a produção que já havia ganhado espaço no rádio e na TV. Enquanto isso, Ricardo Guidi mesclou trechos de programas anteriores com depoimentos de pessoas que teriam sido obrigadas a pagar valores exorbitantes na central funerária.
Saúde
A partir de outubro, os cidadãos que trabalham em horário comercial terão a oportunidade de atendimento médico em horários diferenciados, pois, considerando a importância da saúde do trabalhador para a promoção da qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho, a secretaria de saúde de Cocal do Sul irá ampliar o horário de atendimento. O serviço será disponibilizado na unidade de saúde do centro, nas segundas, terças e quintas-feiras, das 17h30 às 21h.
Horário
A volta do horário de verão é uma possibilidade real, mas só em novembro, segundo o ministro de minas e energia, Alexandre Silveira. O martelo, no entanto, ainda não foi batido. Depende do aval do presidente Lula, mesmo com a sinalização positiva do operador nacional do sistema (ONS). A declaração do ministro Alexandre Silveira veio durante entrevista coletiva sobre transição energética do G20 e reforçou que esse assunto — horário de verão — deve ser tratado como política pública, também adotado por outros países desenvolvidos do mundo, e não extinto por questões ideológicas, fazendo referência ao governo anterior, que acabou com o horário de verão em 2019.
Modelo
O escritório modelo, vinculado ao curso de arquitetura e urbanismo da Unesc, oferece aos acadêmicos a oportunidade de praticar atividades profissionais ainda na graduação. Por meio da iniciativa, eles desenvolvem projetos no próprio campus e para instituições externas, como prefeituras, escolas e associações. Coordenado por um orientador, que assina o registro de responsabilidade técnica (RRT) dos trabalhos elaborados, o espaço permite que os estudantes trabalhem em diversas etapas de projetos, proporcionando experiências que vão além dos tradicionais nichos de escritórios comerciais.
Início
O primeiro encontro técnico para analisar a possibilidade de reduzir o valor da taxa de água e esgoto cobrados em Criciúma aconteceu na quinta-feira (3). O gestor do fundo municipal de saneamento básico (Funsab), Mauro Sônego, esteve na sede da agência reguladora do consórcio intermunicipal de saneamento ambiental (Cisam-Sul), em Orleans, para apresentar os levantamentos internos para contratar um estudo para avaliação de custos, que será realizado pela agência reguladora. Sinceramente, eu não acredito na mudança, mas vamos aguardar e ver o que acontece.
Novo mapa
A eleição de domingo (5) vai definir um novo mapa eleitoral para a região carbonífera. A julgar pelo andamento do processo eleitoral, o PSD e o PP devem ser os dois partidos com maior número de prefeituras. O PSD deve fazer de três a quatro prefeitos. O PP deve ficar com quatro, o MDB deve fazer duas, o PL deve ficar entre uma e duas e o PSDB tende a ficar com um município. São apenas apostas, que serão confirmadas ou não no próximo domingo.
Falando em domingo
A previsão feita pela justiça eleitoral é de que até as 19h30 os novos eleitos já sejam conhecidos nas prefeituras de toda a região.