Jorginho Mello encontra bancada catarinense para debater prioridades de SC

8

Parlamentares também falaram sobre obras estaduais de interesse das comunidades representadas

Brasília

Deputados e senadores que formam o Fórum Parlamentar Catarinense de Santa Catarina estiveram reunidos com o governador Jorginho Mello ontem (28) em Brasília para debater assuntos destacados como prioridade para o estado.

“Essa foi a nossa primeira reunião e falei aos parlamentares: quero estar reunido sempre com a nossa bancada, aqui ou em Santa Catarina. Afinal, nós dependemos do Governo Federal para inúmeras questões, então, a união da bancada faz com que demonstremos união e força para agilizar os pleitos, pois Santa Catarina tem pressa” destacou o governador.

Entre os temas estão os investimentos do Governo Federal em Santa Catarina no setor da infraestrutura, em especial na conclusão das obras das rodovias federias, como BR-470, 282, 285, 163 e 280. Além de obras de alargamentos de pistas e adequações em aeroportos regionais do estado.

Jorginho Mello também dividiu com a bancada um tema de interesse ao estado: o julgamento do STF sobre o Marco Temporal das terras indígenas, ação promovida pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina.

A reunião contou com a presença de todos os deputados federais e dos três senadores representantes do estado.

Extensão da Via Rápida

O deputado federal Daniel Freitas falou pediu atenção especial ao projeto de extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão. O projeto já havia sido apresentado no ano passado ao Governo do Estado e encontra-se na Secretaria de Infraestrutura e, inclusive foram temas de duas reuniões já realizadas pelo deputado, a última delas aconteceu na segunda-feira (27), com o atual secretário Jerry Comper.

Para Daniel Freitas esta obra é muito importante não só pela mobilidade, mas para o desenvolvimento turístico e econômico da região. “Além de facilitar o deslocamento entre Criciúma, Içara e o Balneário Rincão, esta obra vai impactar diretamente a economia, possibilitando a instalação de novas empresas pelo fácil acesso a BR-101. Além disso, muitas pessoas da região fixaram moradia no Rincão, o que vai acelerar e facilitar o trajeto, sem falar no desenvolvimento turístico que uma boa infraestrutura traz para as cidades litorâneas”, pontua o parlamentar.

“O governador se mostrou interessado em conhecer o projeto e, nas próximas semanas, devemos nos reunir para discutir e tentar viabilizar os recursos necessários”, explica Daniel.

O investimento previsto é de R$ 135 milhões e o tempo estimado de obra é de três anos. São mais de nove quilômetros de obra. A nova estrada será paralela às rodovias Arino Antônio Cândido e Antônio Pedro Cândido e duplicada nos dois sentidos. Além do mais, estão previstos cinco viadutos e uma ponte sobre o Rio dos Porcos.