Desemprego

A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano caiu em 15 das 27 unidades da federação e se manteve estável nas outras 12, na comparação com os primeiros três meses.  No país, o contingente de desempregados ficou em 6,9% no período avaliado. Os dados, pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontam que, entre abril e junho, 1,7 milhão de pessoas em todo o país estavam procurando trabalho por dois anos ou mais. No ano passado, eram dois milhões nesta condição. O IBGE também avaliou a parcela de brasileiros com emprego formal. Os maiores contingentes estão em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com média de 80%; e os menores, no Piauí, Maranhão e Paraíba, com cerca de 50%.

Mais um embate

Candidatos ao Governo de Criciúma se reuniram na última sexta-feira na Acic para mais um debate. Evento desta vez foi realizado pela Rádio Jovem Pan e mais uma vez foi marcado por embates entre Guidi, Vaguinho e Arlindo. Ferrarezi fez questão de mostrar as ações do MDB ao longo dos anos em Criciúma. Júlio Kaminski ressaltou a guarda municipal, a Casan e a questão das funerárias. Já Jorge Godinho seguiu destacando as ações no Turismo e no social

Especialidades odontológicas

Levar os atendimentos odontológicos já oferecidos pelo Secretaria Municipal de Saúde para outras regiões de Criciúma, aumentando o número de atendimentos e promovendo uma maior descentralização dos serviços. Esse é o objetivo do projeto incluído pelo pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD) em seu Plano de Governo, que visa a construção de um novo Centro de Especialidades Odontológicas no Distrito de Rio Maina. Atualmente, o município já possui um espaço que fornece assistência da especialidade no Bairro Próspera, tanto que, nos últimos quatro anos, o número de atendimentos odontológicos realizados pela Administração Municipal de Criciúma já ultrapassou as 590 mil consultas e/ou procedimentos da área, conforme levantamento da Secretaria de Saúde.

Empolgado

Conversei ontem, logo depois do debate, com o candidato a vice na chapa de Vagner Espíndola. Salésio Lima não esconde sua empolgação com o início de campanha. Avalia que a parceria com Vaguinho foi aprovada pelos eleitores. “Temos que trabalhar, percorrer toda a cidade e mostrar que o nosso projeto, de dar continuidade ao grande trabalho do prefeito Clésio Salvaro é o melhor caminho para Criciúma”.

Agora é para valer

Desde a sexta-feira os candidatos estão na rua. Superado o prazo legal e os trâmites burocráticos, a campanha começou para valer. Já as primeiras horas as redes sociais foram tomadas por santinhos jingles e todo o tipo de material. Agora até o dia 6 de outubro a corrida será para convencer os indecisos, garantir que alguns mudem de opinião e mostrar que as suas ideias são as melhores para a sua cidade do que as propostas do seu adversário.

Ideb

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Criciúma conquistaram um resultado importante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, nos anos iniciais do ensino fundamental, subiu de 6,2 para 6,5, ficando acima da média nacional e superando também a média estadual. Ficando em 4º lugar entre as dez cidades catarinenses com mais de 180 mil habitantes, e também foi a que obteve o maior índice de crescimento em relação ao último IDEB de 2021. Nos anos finais, o município avançou de 5,2 para 5,4, também superando as médias nacional e estadual, respectivamente, ocupando a 5ª posição ao lado de Itajaí, entre os municípios de Santa Catarina com população acima de 180 mil pessoas.

Onda verde

A Administração Municipal iniciará nos próximos dias a atualização tecnológica do sistema de controle semafórico de vias e a implantação da Central Semafórica em Criciúma. O contrato com a empresa vencedora de processo licitatório foi assinado nesta quinta-feira (8) pelo prefeito Clésio Salvaro. O investimento para a implantação da nova tecnologia é de aproximadamente R$ 2 milhões, sendo que o prazo para a instalação dos equipamentos é de 90 dias. A melhoria consiste na substituição dos atuais semáforos analógicos por semáforos digitais, que possibilitarão a “onda verde” na Avenida Centenário e vias adjacentes. Os dispositivos serão controlados, em tempo real, por profissionais da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma.