Há exageros sim

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu e tornou público, neste fim de semana, que o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não cometeu nenhuma irregularidade durante sua gestão. Luiz Carlos Cancelier foi preso em 2017 pela Polícia Federal, alvo da operação Ouvidos Moucos, que investigava supostos desvios de recursos públicos no aluguel de carros para o programa de ensino a distância. Dezoito dias depois, ele tirou a própria vida devido à humilhação pública. Abro a semana com este tema para dizer que há, sim, exageros em muitas operações. São ações cinematográficas que se espalham pelas redes sociais e pela Santa Inquisição do Instagram e do Whatsapp, resultando na condenação automática dos citados. E em casos como esse, quem irá reparar? Como será feita a reparação?

Dois pesos

Outro detalhe que chama atenção é o fato de que, nas ocorrências do dia a dia, os nomes dos criminosos são mantidos em sigilo, sob a presunção de inocência. No entanto, quando a figura é conhecida, pública… o tratamento é outro.

Belo gesto

As roupas e objetos pessoais da ex-vereadora Tati Teixeira, que faleceu no início deste ano vítima de câncer, serão vendidos em um bazar. O evento será realizado de quinta a sábado no térreo do Bortoluzi Center. Estarão disponíveis pelo menos 300 peças, entre roupas e sapatos. A proposta do bazar, além de arrecadar fundos para entidades, é lembrar da necessidade de ações de prevenção à doença.

Investimento na tecnologia

A Prefeitura de Içara e a Fiesc lançaram na segunda-feira o programa Içara Mais Tec. O programa será voltado para a formação gratuita de profissionais para a indústria 4.0. Em entrevista à Massa FM, a secretária de Educação, Rose Reynaud, lembrou que o programa também tem como objetivo despertar o interesse por carreiras mais tecnológicas em jovens estudantes da rede pública.

Segurança

Criciúma ativou na segunda-feira o Centro de Controle e Operação. O serviço faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa prevenir incidentes como furtos, vandalismos e atos de violência, tornando o ambiente mais seguro para a comunidade escolar. O coordenador da Defesa Civil, Fred Gomes, explicou ontem na Massa FM que a ferramenta conta com 18 telas de 65 polegadas. Por meio delas, os profissionais irão monitorar 264 câmeras instaladas em pontos estratégicos, no entorno das mais de 60 escolas do município.

Investimento

O governo do estado planeja investir quase 7 bilhões na educação básica em 2023, cumprindo o mínimo constitucional. Os dados são do relatório da Secretaria de Estado da Educação enviado ao Tribunal de Contas do Estado sobre os questionamentos acerca do Programa Universidade Gratuita. Atualmente, Santa Catarina conta com 1.053 escolas de educação básica e mais de 530 mil estudantes. Os investimentos serão destinados a melhorias pedagógicas e de infraestrutura, visando elevar a qualidade de ensino, conforme o planejamento da Secretaria de Estado da Educação.

Renúncia

Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (União) renunciaram aos mandatos de prefeito e vice de Tubarão. A carta de renúncia foi recebida pela Câmara de Vereadores na manhã de segunda-feira, e o decreto de renúncia deve ser lido durante a sessão de hoje. Com isso, a cidade deve passar por uma nova eleição. Como mais da metade do mandato já foi concluída, a eleição será indireta. Os dois políticos foram presos durante desdobramento da Operação Mensageiro, que apura crimes de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.