Município vai receber aproximadamente R$ 800 mil do órgão para equipar o empreendimento, que já está em obras

Içara

A Prefeitura de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, foi contemplado a receber recursos do Fundo Estadual do Idoso. Em evento realizado nesta quarta-feira, dia 3, em Florianópolis, foram apresentados projetos de políticas públicas voltados à área, e a Cidade do Idoso içarense foi agraciada com o segundo maior recurso de todo o estado: aproximadamente R$ 800 mil.

De acordo com a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, o repasse será utilizado para equipar o empreendimento, que já está em obras. Em breve, o antigo Clube dos 50, no bairro Jaqueline, será transformado em um espaço de excelência na atenção à terceira idade.

“Também, pela primeira vez, ativamos o Fundo Municipal do Idoso a receber recursos através do Imposto de Renda. Com isso, seremos capazes de adquirir os equipamentos para a sala de pilates, academia, fisioterapia, piscina e diversos outros setores. Vai ampliar ainda mais a qualidade de vida desse público. Afinal, não adianta a cidade crescer, se as pessoas daqui não viverem felizes”, destaca Dalvania.

Além da prefeita, o município foi representado no evento pela assistente social Lisiane Mazzuco, técnica responsável pela elaboração do trâmite. Com o avanço das obras de reforma da estrutura, a expectativa é de que até o início do próximo ano a Cidade do Idoso já esteja à disposição do público.

“A pirâmide etária da cidade mudou. Se na década de 80 a base era mais larga, hoje, com o avanço da expectativa de vida, o cenário se inverteu. Crianças e jovens deixaram de ser a maioria, e cada vez mais a população de Içara é composta majoritariamente por adultos e idosos. É preciso preparar a cidade e os ambientes públicos para essa realidade, a fim de tratar com carinho e respeito a nossa terceira idade”, pontua Lisiane.

A área possui dois hectares de terra. As instalações compreendem, ainda, salão de festas, refeitório, cancha de bocha, jardim e sala de jogos. Os médicos contratados pela Administração Municipal irão realizar avaliações para constatar para quais tipos de exercícios o idoso está apto. “Teremos hidroginástica, caminhada, alongamento, atividades recreativas e muito mais. As famílias ficarão tranquilas, porque terão a certeza de que eles estarão em um lugar seguro, e os beneficiados mais felizes, já que estarão cuidando do corpo e da mente em um ambiente acolhedor”, assinala Dalvania.