Içara levanta necessidade de outra delegacia

88

Números de registros e atendimentos diários mostram que a cidade tem uma demanda grande de ocorrências

O delegado titular da Delegacia de Içara, Rafael Marin Iasco, aponta a necessidade de instalação de uma nova delegacia ao comparar Içara com Araranguá. “Somos quase do mesmo tamanho de Araranguá e lá eles têm três delegacias, enquanto estamos com uma”, fala o delegado. Ele relata que a DP de Içara é a que mais produz e que tem grande resolutividade. A autoridade policial explica que a criação de uma delegacia especializada para o atendimento dos registros envolvendo as mulheres, crianças e adolescente e idosos – DPCAMI, daria mais condições de haver uma equipe para investigações dos crimes mais complexos. “Teríamos uma delegacia só focada em investigação”, aponta Rafael Iasco.

O vereador Israel Rabelo também compactua com a necessidade de uma nova delegacia, porém alerta que deverá ter aumento de efetivo. Desde o primeiro semestre de 2019, o vereador vem cobrando o aumento de policiais para Içara. Ele já esteve na Assembleia Legislativa cobrando do deputado estadual Jessé Lopes para que brigue por aumento no efetivo de Içara.

Segundo o vereador, além do baixo efetivo, no município ainda existem três policiais que estão próximo da aposentadoria. A alegação do parlamentar é de que Içara é um corredor de fuga, por estar próximo a BR-101 e perto de Criciúma, que apresenta um acentuado número de pontos de tráfico de drogas. “Já entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública e a alegação de o critério ser técnico para o envio de novos policiais não condiz com a realidade”, explica o vereador.

O delegado regional de Criciúma, Vitor Bianco Júnior, explica que com o fechamento do plantão policial na DP de Içara aumentou a disponibilidade dos policiais fazerem o atendimento. “O fechamento do plantão deu ótimo resultado”. Ele fala que 100 novos policiais, entre delegados, agentes e escrivão estão na Academia finalizando os treinamentos para serem distribuídos.

Sobre a possibilidade da instalação de uma delegacia especializada, o delegado regional aponta que deverá ser feito um estudo sobre os números de ocorrências que envolvam mulheres, crianças e adolescentes e idosos. Somente com um levantamento em mãos poderemos levantar a bandeira de uma nova delegacia”, destaca.

Operação veraneio

Agora com a alta temporada do Balneário Rincão haverá um reforço na Segurança Pública pelo significativo aumento da população em circulação pelos dois municípios de responsabilidade da Delegacia de Içara. O delegado regional informou que ainda não foi realizada uma reunião para definir o início e o término dos trabalhos, mas aponta que as cidades não ficarão desguarnecidas.