Os bons números

A Região Carbonífera voltou a ter saldo positivo na geração de emprego com carteira assinada. Os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados) mostram que a Amrec fechou o segundo mês do ano com 1.563 novos postos de trabalho. O destaque mais uma vez ficou para a cidade de Criciúma. O principal município da Amrec registrou a abertura de 711 vagas. No acumulado do ano, Criciúma soma 1.019 postos com carteira assinada. Içara manteve o posto de segunda maior geradora de vagas na Amrec com a criação de 175 vagas em fevereiro. Saldo positivo também em Balneário Rincão (67), Cocal do Sul (34), Forquilhinha (170), Lauro Müller (31), Morro da Fumaça (115), Nova Veneza (129), Orleans (104) e Siderópolis (80). Saldo negativo apenas em Treviso (-12) e Urussanga (-41).

Kaminski e Rozeng no PP

Um ato programado para esta quarta-feira, 19 horas, no União Mineira, vai marcar a filiação dos vereadores Júlio Kaminski e Manoel Rozeng no Partido Progressista. Kaminski foi eleito pelo PSL, Manoel Rozeng garantiu a vaga na Câmara pelo DEM. Como PSL e DEM se fundiram para a criação do União Brasil os dois parlamentares optaram por um novo caminho. Há menos de um mês os dois garantiram na justiça o direito de trocar de legenda sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Com a filiação dos dois, o Partido Progressista passa a ter a segunda maior bancada da Câmara com três parlamentares.

Compra

Prefeito Clésio Salvaro confirmou ontem, em entrevista à Massa FM, que deve fechar nos próximos dias a compra da estrutura que pertencia a Cecrisa. O complexo da Grande Próspera está hoje como propriedade da Celesc. O município já fez a proposta de compra por 9 milhões de reais. “Está muito perto de concluirmos essa negociação. Vamos transformar aquela área em um novo complexo empresarial voltado principalmente para empresas de tecnologia e inovação”, adianta.

Prioridade

Governador Carlos Moisés cumpriu agenda na segunda-feira em Criciúma. Veio para a posse da Acic e durante sua passagem pela entidade falou também de obras. Entre elas a SC 445. Moisés disse que a obra não será impactada pela legislação eleitoral e que segue nas prioridades do Governo. “Estamos trabalhando, sabemos da importância que ela também regionalmente e esperamos em breve dar os encaminhamentos”.

Nunca coloquei

“Não retirei meu nome, até porque nunca coloquei ele a disposição. O que houve foi um convite, que eu avaliei, conversei com as pessoas, mas vale o compromisso que eu tinha firmado com a cidade. Vou concluir o meu mandato”, Clésio Salvaro, ontem, na Massa FM, falando sobre sua decisão de seguir no Paço.

Na segunda

Campanhas de Vacinação contra gripe e sarampo iniciam em Santa Catarina na próxima segunda-feira. Campanha vai iniciar com idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. Primeira fase vai até o final de abril. Em maio começa a vacinação de trabalhadores da segurança, crianças, portadores de comorbidades, trabalhadores do transporte e população carcerária.

Greve

Servidores do INSS entraram em greve e a paralisação suspendeu o atendimento presencial em várias cidades. Vinte estados já aderiram ao movimento. A expectativa da Fenasps (Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social) é que esse número aumente. De acordo com as entidades sindicais, os servidores não faziam greve há 5 anos, mas as condições de trabalho ficaram insustentáveis.

Preocupando

Onda de furtos e arrombamentos em Morro da Fumaça tem deixado a cidade em alerta. Prefeito já acionou a PM e cobrou um maior número de rondas para tentar conter os crimes. Comércio, residências e até prédios públicos estão no alvo.