Vaguinho diz que Investimento em ônibus elétricos resultará em tarifas menores

Criciúma

A cidade de Criciúma pode reduzir em 50% a tarifa de ônibus com a modernização da frota para veículos elétricos, segundo o pré-candidato a prefeito Vaguinho Espíndola (PSD). A proposta visa diminuir custos de manutenção e combustível, além de promover a sustentabilidade.

Ontem (1º), Vaguinho reafirmou sua proposta nas redes sociais, onde seu vídeo sobre o tema já alcançou mais de 213 mil visualizações. “Utilizando ônibus elétricos, conseguimos atingir três objetivos: melhorar o conforto do usuário, melhorar o preço do transporte e fortalecer nosso programa de sustentabilidade”, afirmou.

Criciúma já possui a maior frota de carros elétricos oficiais do Brasil, com 100 veículos adquiridos no primeiro semestre deste ano para substituir os automóveis à combustão da Prefeitura. A proposta de Vaguinho segue a tendência de grandes centros urbanos como São Paulo e Curitiba, que também estão investindo na renovação de suas frotas.

A renovação da frota de transporte coletivo em Criciúma poderá ser viabilizada pelo recente anúncio do Governo Federal de um investimento de R$ 10,6 bilhões para financiar a modernização do transporte público no país. O programa, parte da modalidade Renovação de Frota do Novo PAC Seleções, prevê a aquisição de mais de 5 mil ônibus elétricos.

Segundo Vaguinho, “há recursos de financiamento federal especialmente para esse tipo de aquisição. Essa pauta é uma prioridade na nossa pré-campanha, já iniciamos os estudos de cidades que adotaram o modelo e apresentaremos os detalhes no nosso plano de governo”.

A discussão sobre a renovação da frota para ônibus elétricos tem ganhado força entre os criciumenses, indicando um interesse crescente por soluções de transporte mais econômicas e sustentáveis.