Venda dos resíduos beneficiam oito famílias que integram a Associação de Catadores

A coleta seletiva e a reciclagem são fatores que contribuem para o meio ambiente, preservando e reduzindo o excesso de lixo. Em Içara, os programas de coleta seletiva “Reciclou, Levou” e “Recicla Içara”, desenvolvidos pela Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), coletaram 480 toneladas resíduos em 2019. Os programas, além de contribuir com a sustentabilidade, auxiliam na renda de oito famílias que compõe a Associação de Catadores.

A diretora superintende da Fundai, Taynan Toretti, explica que esse número de arrecadação aumenta consideravelmente a vida útil do aterro sanitário. “A coleta seletiva contribui na diminuição do uso do espaço do aterro, tendo em vista que para o depósito do lixo comum requer uma área considerável do Município, além disso, garante renda aos integrantes da Associação de Catadores”, contou.

“É interessante que a população içarense mantenha essa conscientização e que continuem em 2020 fazendo a separação do lixo, seguindo a contribuição com a coleta seletiva”, acrescentou Taynan.

Alexandre Barbosa é presidente da Associação de Catadores há dois anos, mas já são oito anos como coletor de reciclável. “São dois fatores fundamentais com esse trabalho: o auxílio ao sustento de nossas famílias e a limpeza significativa da cidade com os resíduos retirados e destinados de forma correta”, destacou o trabalhador.

São coletados todos os dias materiais como papel, plástico, metal e vidro. Esses materiais devem estar devidamente limpos para evitar mal odor e proliferação de insetos. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e moveis inservíveis não são recolhidos, porque tem destinação específica.

Reciclou, Levou

O programa de coleta “Reciclou, Levou” consiste na troca de materiais recicláveis por produtos na Feira da Agricultura Familiar, que funciona às sextas-feiras ao lado do Terminal Rodoviário de Içara. A cada quilo de resíduo reciclável, o cidadão ganha o valor de R$0,50 em vale-feira para adquirir produtos.

Recicla Içara

O “Recicla Içara” faz a coleta em 15 bairros do município durante a semana. Às segundas-feiras são contemplados os bairros Aurora, Vila Nova, Ana Elisa e Jussara; nas terças, Presidente Vargas, Planalto, Centro e Raichaski; nas quartas, Centro, Cristo Rei e Primeiro de Maio; nas quintas, Tereza Cristina, Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima e Liri; e nas sextas, Jaqueline e Jardim Elizabete.