Primeiro encontro

A Rádio Som Maior fez ontem (24) o primeiro encontro entre os pré-candidatos ao governo de Criciúma. Na mesma mesa estavam Ricardo Guidi, Paulo Ferrarezi, Arlindo Rocha, Júlio Kaminski e Vaguinho Espíndola. Na pauta: saúde, transporte público, economia, esporte e infraestrutura. Foi um modelo diferente, não foi um debate, e sim uma coletiva com direito dos candidatos responderem a temas que caíram para os adversários, mas que eles gostariam de ter abordado. Apesar de não ter sido propriamente um debate, o encontro serviu para indicar nuances que devem marcar o processo eleitoral em Criciúma. Vaguinho vai atuar na defesa do modelo atual de gestão, que é o de Clésio Salvaro. Nada de surpresa. Ricardo Guidi vai para o ataque, para a crítica, e isso faz com que eles tenham posições antagônicas e se apresentem como os protagonistas do processo. Há ainda a leitura de que Ferrarezi está muito próximo de Guidi, caminha para ser seu vice. Kaminski é um nome ou, pelo menos, seu partido, uma opção para vice do PSD. Já Arlindo Rocha dispara com vontade contra a “mensagem” e se posiciona como franco atirador no processo. Foi só o primeiro encontro, um leve embate, mas que mostra como irão se comportar os principais nomes do processo eleitoral deste ano em Criciúma.

Empolgação

Os problemas envolvendo o prefeito Fernando de Fáveri empolgaram os Progressistas de Cocal do Sul. Eles aproveitaram um encontro na última quinta-feira para lançar a chapa de pré-candidatos que pretende disputar a eleição deste ano no município. O encontro do Progressistas confirmou Ademir Magagnin pré-candidato a prefeito de Cocal do Sul e a vereadora Roseny Cittadin Barbosa, a Nega, como vice-prefeita pelo PSD.

A dupla

Ademir Magagnin é engenheiro e ex-prefeito de Cocal por dois mandatos. Nega foi professora e se dedica às causas comunitárias e projetos sociais. Ao lado de Nega, Ademir afirmou: “Eu amo o que eu faço. Trabalho com determinação, vontade e zelo com o dinheiro público. Estamos aqui para oferecer uma alternativa de gestão responsável e comprometida com o desenvolvimento de Cocal do Sul. Nosso compromisso é com a transparência, a gestão, participação da comunidade e a busca por soluções que atendam às necessidades da população”, declarou.

Grande festa

Nova Veneza recebeu durante os quatro dias de Festa da Gastronomia mais de 100 mil visitantes. Gente que passou pela cidade, consumiu e movimentou os cofres do município. O resultado do evento é também uma resposta aos críticos do prefeito Rogério Frigo, que sempre defendeu o turismo como uma fonte importante para a economia da cidade. No bolo total da arrecadação, ele ainda representa pouco, mas vem crescendo e, sobretudo, ajuda a vender a imagem de um município organizado, que preserva sua história, respeita sua gente e é modelo a ser seguido em várias áreas.

Governador

O último dia de festa teve a presença do governador Jorginho Mello. Ele cumpriu agenda pela cidade, conheceu a estrutura do evento e, claro, voltou para a capital com pedidos do prefeito Frigo.

A tiracolo

O governador passou pela cidade e levou consigo seus pré-candidatos na região, Aroldinho Frigo, Dalvania Cardoso e Ricardo Guidi fizeram questão de acompanhá-lo pelo menos em parte do trajeto.